ZÉ RAIMUNDO RELATA PROJETO QUE CRIA FUNDO DE APOIO AO IDOSO E COMEMORA APROVAÇÃO POR UNANIMIDADE

O Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado para criar o Fundo Estadual da Pessoa Idosa foi aprovado na  última terça-feira, 29, pela  Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A sua aprovação, por unanimidade e sem emendas, foi comemorada pelo deputado Zé Raimundo (PT), um dos relatores designados no âmbito das comissões e no plenário, que  apresentou o parecer favorável à proposta. Ele destacou que o projeto contempla um antigo anseio das entidades e movimentos representativos dos idosos.

O fundo tem como objetivo receber doações de pessoas jurídicas e físicas dedutíveis no Imposto de Renda, conforme lei federal, além dos aportes do orçamento do estado, e se constituirá em um forte instrumento para ampliação, implantação e consolidação  de políticas públicas voltadas à pessoa idosa na Bahia. Será gerido pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa.

“Esse Fundo, que o governador acaba de criar, vem em boa hora, porque o que nós temos assistido é a destruição das políticas sociais, sobretudo dos programas que cuidavam das pessoas, pelo governo federal”, ressaltou Zé Raimundo ao finalizar a leitura do seu parecer. Segundo ele, mais do que nunca é fundamental que o Governo do Estado assuma a articulação, orientando para que no âmbito dos municípios sejam criados os conselhos e o fundos municipais do idoso, e a partir daí, o estado possa construir uma política nesta área que seja fundamentada, séria e que produza resultados na vida das pessoas.

“Foi com muita alegria que tive o privilégio de relatar este projeto, até porque contamos com o acúmulo da experiência em Vitória da Conquista, nas nossas gestões do PT, quando criamos os conselhos municipais da Criança e do Adolescente, do Idoso, dos Quilombolas, para  que esses  conselhos pudessem abrigar as políticas sociais”. Além de relator, Zé Raimundo foi um dos defensores da criação do fundo estadual, tendo apresentado anteriormente a Indicação Nº 22.897/2019 e o PL do 23.268/2019, cujas diretrizes estão contempladas no projeto do Executivo.

O fundo aprovado nesta terça será constituído pelas seguintes receitas: transferências da União, de outros estados e dos municípios; doações, contribuições e legados de pessoas físicas ou jurídicas ou de organismos internacionais; multas decorrentes de infrações administrativas em razão de desobediência ao atendimento prioritário da pessoa idosa.

Vinculado à unidade de despesa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o fundo terá a gestão dos seus recursos que forem alocados a cargo do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEPI/ BA)

Para  o deputado Zé Raimundo, que também é vice-líder do governo na ALBA, a iniciativa do Executivo não só acata a sua proposta, compartilhada com as deputadas petistas Neuza Cadore e Fátima Nunes, e outros parlamentares da oposição, como  também  reafirma o compromisso do governo Rui Costa de se contrapor ao abandono de políticas sociais por parte do governo federal, que vem destruindo os programas de combate às desigualdades sociais.

 



Bahia, Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)