Conquista: Prefeitura fará mutirão noturno de testagem nestas terça e quinta-feira

Nestas terça-feira (1º) e quinta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará dois mutirões noturnos para testagem de antígeno para detecção de Covid-19. A ação, para quem tem agendamento prévio pelo Call Center ou pelas unidades de saúde, será realizada no Gripário Municipal, das 18h às 20h, e faz parte do esforço do Município em garantir a ampla testagem dos cidadãos. No sábado, pela manhã, ação semelhante atendeu 223 pessoas. Ao fim do dia, todos os resultados já estavam disponibilizados de forma on-line: foram 145 casos positivos e 78 negativos.

“Essas mutirões representam um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para ampliar a testagem e reduzir a fila de espera, dado a falta de testes que o município e o país sofreram. Mas, uma vez regularizado o estoque, temos buscado garantir essa ampliação, garantir que as pessoas que necessitam do teste possam ser testadas”, explicou o farmacêutico e coordenador das testagens no município, Pablo Maciel.

A Prefeitura realizou a compra de novos testes rápidos para auxílio diagnóstico, além de receber uma remessa do Ministério da Saúde. Com isso, a rotina de testagens vem sendo retomada, de segunda a sexta-feira, testando cerca de 300 pessoas por dia mediante agendamento do Call Center ou das unidades de saúde e os resultados disponíveis no sistema online em até 24 horas.

A partir desta segunda-feira a SMS também passou a utilizar o teste de auxílio de diagnóstico para influenza A e B e H1N1. “É um teste que também precisa de antígeno, com resultado rápido, e será disponibilizado para pacientes que tenham testado negativo [para Covid-19], mas que apresentam sinais de agravamento, portanto, para identificar qual o vírus respiratório e a melhor conduta clínica”, detalhou o farmacêutico.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)