Covid-19: Comissão Especial da Câmara de Conquista continua as atividades em 2022.

Com o objetivo de fiscalizar as ações das gestões municipal e estadual no combate ao coronavírus, a Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19 é composta pelos vereadores Orlando Filho (PRTB) – presidente; Edjame – Rosa Bibia (MDB), Ivan Cordeiro (PTB) e o Delegado Marcus Vinicius (Pode), Chico Estrella (PTC), representando a Bancada de Situação, e os vereadores Viviane Sampaio (PT) e Ricardo Babão (PCdoB), representando a Bancada de Oposição,.

A primeira ação da comissão foi uma visita a todos os pontos onde estavam sendo vacinados os idosos entre 84 e 86 anos, no início de 2021.

Outra atividade realizada por essa comissão foi uma reunião, por meio de videoconferência extraordinária, para apresentar o resultado da análise bioestatística que apontou o cenário da Covid-19 no município ao Comitê de Representação Civil e Institucional. Além disso, também foram pautadas medidas restritivas como forma de prevenção à doença e o funcionamento das atividades econômicas, principalmente o comércio, carro-chefe da economia conquistense.

Enquanto estratégias de prevenção, a Comissão de Especial de Enfrentamento à Covid-19 elaborou um plano de atividades a serem realizadas, tais como, uma reunião com o coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha, com a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira; reunião com diretores de hospitais, além de reunião com deputados estaduais e federais. Ainda, fiscalização de locais que apresentassem aglomerações.

Na mesma semana em que a comissão estabeleceu essas metas, foram realizadas visitas em alguns hipermercados da cidade para verificar se os protocolos de segurança do Ministério da Saúde e das secretarias de saúde do Estado e do Município estavam sendo cumpridos nesses locais, visto que, devido à Semana Santa, aglomerações nesses ambientes eram previstas.

No início de abril aconteceu uma videoconferência com os deputados estaduais Zé Raimundo (PT), Josafá Marinho (PATRIOTA) e Ângelo Almeida (PSB) e os deputados federais Waldenor Pereira (PT), Daniel Almeida (PCdoB) e Jorge Solla (PT), além de diretores dos hospitais conveniados ao SUS, em Vitória da Conquista. Dentre os assuntos discutidos na reunião, a vereadora Viviane Sampaio apontou a dificuldade enfrentada para conseguir medicamentos usados na intubação de pacientes em hospitais conveniados ao SUS e a hiperinflação dos insumos.

Ainda no primeiro semestre do ano, a comissão visitou as instalações onde estavam sendo realizadas as aulas dos alunos da Guarda Municipal, depois da informação que três estudantes havia sido infectados com o novo coronavírus. Os membros da comissão também se reuniram para definir a agenda de trabalhos e pedir medidas mais duras no enfrentamento à doença.

Já no segundo semestre de 2021, entre as ações pautadas por essa comissão estão a cobrança de celeridade na vacinação dos públicos ainda não imunizados e uma reunião para abordar a situação das escolas municipais e adequações para o retorno às aulas.

Em 2022, com o surto das novas variantes a comissão estará além da fiscalização nos órgãos públicos e empresas privadas, proporá também ações do executivo municipal e estadual para avanços da saúde em Conquista, afirmou Orlando Filho que preside a comissão especial.

Fonte: ASCOM Câmara.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)