Conquista: Surto de gripe provoca corrida às farmácias, e já faltam alguns medicamentos

O surto de gripe que ocorre em todo o país e, obviamente, em Vitória da Conquista, provocou uma verdadeira corrida das pessoas às farmácias. Todo mundo em busca de remédios para gripes, resfriados e vitaminas que possam ajudar a fortalecer a imunidade do organismo.

Em algumas farmácias, por exemplo, o movimento já cresceu em mais de 50%. Em outras já faltam xaropes e outros remédios gripais. A busca por medicamentos para febre, dor de cabeça e coriza chegou a triplicar, na comparação com o mesmo período do ano passado. Inclusive a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) já identifica falta de determinados itens.

No entanto essa busca desenfreada por medicamentos acende um alerta, os médicos não recomendam a automedicação. A orientação é busca orientação médica, além disso buscar medidas de suporte como hidratação, uso de algum analgésico e antitérmico que já tenha conhecimento e tenha feito uso, e aguardar que o organismo combaterá a doença, que dura em média uma semana.

Em caso de algum medicamento mais avançado, é preciso buscar auxílio médico, para evitar que possíveis efeitos colaterais piore ainda mais o quadro clínico.



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)