Alerta em Conquista: Situação complicada no Hospital Esaú Matos

COMUNICADO À IMPRENSA:

A Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC) responsável pela gestão do Hospital Municipal Esaú Matos, vem por meio deste, informar a todos sobre o quadro de superlotação que a unidade hospitalar enfrenta desde o Natal. Dentre os motivos está a alta demanda, aumentada em mais de 50% em relação à capacidade de atendimento.

E na última terça-feira (4), a situação se agravou, a pediatria do Hospital Esaú Matos encontra-  se, atualente, com dez pacientes internados no pronto socorro, sendo cinco com maior gravidade, aguardando leitos de UTI pediátrica. Destes dez pacientes, dois estão intubados, respirando por meio de aparelhos. Situação parecida ocorre no pronto atendimento obstétrico, onde a procura de pacientes com síndromes gripais aumentou consideravelmente para cerca de 20 atendimentos por dia de gestantes com os referidos sintomas.

Diante do quadro viral que ocorre em todo o país, aplicamos a investigação de painel viral (pesquisa de vírus respiratórios, incluindo a cepa Influenza A H3N2) e pesquisa de Sars Cov-2 (Covid-19) para todos os pacientes internados na unidade hospitalar, pois tratam-se de doenças altamente contagiosas, que requerem cuidado tanto da equipe, quanto das outras pessoas que têm procurado atendimento na unidade. Por isso, a orientação da FSVC/Esaú Matos é de que as pessoas procurem o serviço médico hospitalar somente em caso de extrema necessidade, pois há risco de colocar em perigo a vida das pessoas que porventura tiverem contato com alguns destes pacientes.

Nesse momento difícil, em que a unidade está superlotada, o Hospital Municipal Esaú Matos, não mede esforços, ao contrário, numa operação de sobre-esforço realiza medidas acima da capacidade operacional comum. O hospital ainda ressalta que, apesar de não possuir Unidade de Terapia Pediátrica, todos os pacientes que estão no pronto socorro recebem cuidados intensivos contínuos, aguardando que a Central de Leitos do Estado da Bahia providencie leitos
de UTI. Com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento que estabeleça prioridades, a FSVC/Esaú Matos utiliza classificação por meio de cores que sinalizam o potencial de risco para a vida, agravos à saúde ou grau de sofrimento dos pacientes. A instituição segue a ordem definida no Protocolo de Manchester de Classificação de Risco, utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Após triagem, usuários recebem identificação de cores, onde a vermelha indica a necessidade de atendimento imediato, pois há alto risco de morte. A cor laranja representa casos muito urgentes, ou seja, graves e risco significativo de evoluir para a morte. A amarela aponta necessidade de atendimento prioritário, o mais rápido possível. A cor verde indica que o caso é menos grave e representa pouca urgência. No caso da cor azul significa situações de menor complexidade, a recomendação é procurar atendimento em Unidade Básica de Saúde.

E mesmo diante de todo este cenário, é imprescindível destacar dois pontos que permeiam o atendimento no Esaú Matos. A unidade atende Vitória da Conquista e outros 70 municípios pactuados da região e norte de Minas Gerais. E todas as pessoas que buscam os serviços do Esaú Matos, ainda que tenham uma espera maior que a desejável, estão sendo atendidas.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)