Alerta em Vitória da Conquista!

Nos últimos dias, o número de notificações por Síndrome Gripal tem aumentado no município e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população para redobrar os cuidados e diminuir os riscos de transmissão de vírus respiratórios.

Neste fim de semana, a Vigilância Epidemiológica (Viep) identificou, por meio de laboratórios privados, cinco resultados laboratoriais de moradores do município que testaram positivo para Influenza, que também está em circulação no município e tem transmissão parecida com o Coronavírus.

“Com as festas de fim de ano, com muitas aglomerações em reuniões familiares e viagens para outras cidades, as pessoas deixaram de lado os protocolos sanitários e acabaram se contaminando. Ainda não é hora de abandonar os cuidados preventivos, principalmente o uso da máscara, mesmo em lugares abertos, porque não estamos falando apenas da transmissão da Covid-19, que ainda está em circulação, mas também outros vírus respiratórios como a Influenza”, explicou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira.

As unidades de saúde estão sobrecarregadas com a grande demanda de pessoas que tem procurado atendimento médico com sintomas gripais e muitos pacientes também estão sendo encaminhados pelas unidades para o Centro de Atenção Municipal Covid-19, que está prestando suporte no atendimento médico.

Toda a equipe de Vigilância em Saúde já está articulada com a Atenção Básica para reforçar o manejo clínico dos pacientes que apresentarem sintomas gripais e notificando aqueles que estão com o quadro sugestivo.

Nesse momento, é imprescindível o uso correto da máscara, em todos os locais, mesmo estando vacinado. Em caso de qualquer sintoma gripal, é importante fazer o isolamento para evitar o risco de transmissão para outras pessoas, mesmo não sendo Covid-19, e procurar a unidade de saúde de referência para receber atendimento.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)