Solidariedade em Conquista: Simtrans atende a mais de 600 chamados para recolher doações em residências e comércio

A população que deseja colaborar com doações para as famílias prejudicadas pelas chuvas, mas não tem como se dirigir aos pontos de arrecadação, está contando com o apoio dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), assim como da Guarda Civil Municipal. Desde o dia 26 de dezembro, duas viaturas do Simtrans estão circulando exclusivamente para recolher doações nas residências e comércio da cidade, e as demais viaturas auxiliam a coleta durante o intervalo das operações rotineiras.

A secretária da Semob, Tônia Rocha, explicou como tem funcionado a ação. “Nós temos um plantão normal, que é o 156, que é o atendimento rotineiro de trânsito, ocorrências relativas a trânsito. Agora, nesse episódio, nessa crise das chuvas, nós o colocamos à disposição da população para nos comunicar o desejo de entregar alguma doação, e caso não possam fazer a entrega pessoalmente nos locais de arrecadação, o próprio Simtrans ir lá buscar”, disse.

Até este momento, o plantão já registrou mais de 600 chamadas, que resultaram em 2,5 toneladas de alimentos e 1.200 litros de água mineral, além de roupas, camas e colchões.

Na tarde desta quinta-feira (31), os agentes atenderam a um chamado no bairro Guarani. Enquanto faziam a coleta, a viatura chamou a atenção de algumas casas vizinhas, de onde outras pessoas também aproveitaram a oportunidade para fazer a doação.
Em uma delas, Marinalva de Oliveira e a filha, Joelma, entregaram aos agentes a sua contribuição. “A ação foi muito boa, muito boa mesmo. Tanta gente precisando, tudo aí então, essa ação foi muito boa”, avaliou Marinalva. “A gente não tem muitas vezes como buscar no local, então quando vocês vêm a nós, nós podemos ajudar de alguma forma”, completou Joelma. Em coro, mãe e filha afirmaram que fazem isso com muito amor.

Do outro lado da rua, Marta Moraes também sinalizou que gostaria de fazer sua doação. Ela parabenizou a prefeita Sheila Lemos pelo papel que tem desempenhado à frente das ações de enfrentamento à situação de emergência. “Uma ação muito boa. A gente tem que ajudar o próximo, não é só porque é Natal ou Ano Novo, a gente sempre tem que tá ajudando o próximo. Como foi com eles, poderia ter sido comigo, ou com qualquer outra pessoa. Então a gente tá aqui pra ajudar, nossa missão é fazer o bem”, disse.

Ações da Semob – Além da iniciativa da Coordenação de Trânsito, a Semob também tem atuado em outras frentes de trabalho durante esse período de chuvas. Isso envolve sinalização de vias urbanas e estradas rurais que sofreram estragos, para evitar acidentes; isolamento da barragem do Iguá; e auxílio em ocorrências de veículos atolados.

Colabore – Durante todo o período de emergência por conta das chuvas, a Coordenação Municipal de Trânsito estará empenhada em intermediar as doações. Se você não tem como se dirigir a um posto de arrecadação, ligue 156 e comunique o seu desejo de colaborar. Os agentes irão agendar um dia e um turno mais favoráveis para você e incluir o seu endereço no itinerário da equipe. Com essa união de forças, é possível ajudar muita gente!



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)