Conquista: Prefeitura diz não ter dinheiro para resolver inundação do bairro Lagoa das Flores

A situação difícil em que se encontra o bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista já dura cerca de 40 dias, ou seja, desde quando começou o período chuvoso, ainda no final de outubro. Os moradores já não sabem mais a quem recorrer, muitos estão literalmente ilhados, outros nem o comércio estão podendo abrir, devido aos grandes alagamentos.

Já houve reunião com representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores, mas não foi acordada uma solução definitiva. Esse é um problema que perdura por anos na localidade, toda vez que chove forte por dias seguidos, a água se acumula e não escorre e nem infiltra no solo.

Moradores relatam que carros e outros veículos maiores ficam atolados caso arrisquem passar nos trechos alagados. Há relatos ainda de pessoas que se acidentaram e se machucaram na tentiva de atravessar uma dessas vias. E casas estão ficando com rachaduras e estrutura comprometidas devido a umidade.

A prefeitura diz que a Secretaria de Infraestrutura Urbana realizou estudos técnicos apontam que, no curso d’água das inundações que ocorrem na região durante os períodos chuvosos, existem construções que impedem o seu fluxo natural e isso provoca diversos barramentos e, ainda, por se tratar de solo rochoso, há o retardamento do processo de infiltração no solo, mantendo a água acumulada por mais tempo.

Ainda segundo a Seinfra, está em fase de caracterização de todos os elementos que compõem o problema, cuja solução definitiva envolve macrodrenagem e desapropriações, o que exige grande aporte de volume financeiro que neste momento o município não possui.

Por isso a Prefeitura busca os apoios financeiras dos governos estadual e federal para realizar os serviços de engenharia que o bairro necessita.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)