Critérios para liberação de financiamentos dificulta que grande maioria dos brasileiros acessem crédito para comprar casa

A aprovação de crédito imobiliário é a única maneira para que a imensa parcela de brasileiros realize o sonho da casa própria. As dificuldades de acesso ao financiamento são muitas e cada instituição financeira têm critérios próprios que antecedem a liberação do crédito não sendo necessário explicar o porquê da negativa.

Algumas das justificativas para a negativa são evidentes. Uma delas é não ter renda compatível com o financiamento que se pretende contratar. Quase metade das famílias brasileiras, 42,5% dos lares brasileiros têm renda de até R$ 2.862,00, segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (POF – 2017-2018), e não conseguem financiar a conquista de imóveis a não ser se apoiados por programas de subsídio do Governo Federal.

Não ter um holerite é outro ponto delicado que as financeiras levam em consideração. A dificuldade de acesso ao crédito imobiliário acomete quem é trabalhador informal, ou seja, cerca de40% dos trabalhadores brasileiros como um todo. Dos 86,7 milhões de pessoas ocupadas em 2021, 34,7 milhões é de pessoas que desenvolvem atividades e geram renda na informalidade, mostra pesquisa do IBGE.

A partir da digitalização da vida, o histórico de todo cliente foi transformado em dados que as financeiras acessam para definir o potencial pagador que o pretendente tem para bancar as parcelas do financiamento. Uma conta paga fora da data de vencimento vira dado negativo sobre o potencial de inadimplência e pode ser um entrave para a conquista da casa nova.

Ter uma conta na instituição financeira onde se pede crédito é um fator que melhora as chances de ter o financiamento aprovado para quem não tem renda formal. E mesmo para quem tem, recomenda-se seguir a cartilha de aderir a produtos das instituições financeiras para criar uma relação de reciprocidade, ou seja, um jeito das financeiras acompanharem mais de perto a vida financeira do pretendente e a partir disso definir a sua nota de bom pagador.

Se o passado não condena, o valor disponível para a entrada, sim. As financeiras no geral pedem pelo menos de 10% a 30% do valor do imóvel para financiar restante. Para conseguir esse valor eos pretendentes a financiamentos levam de dois a três anos com muito planejamento financeiro para acumular recursos e ver o sonho da casa própria mais próximo de ser realizado.

Sonhar é de graça, bancar o sonho, não, por isso esforços frustrados com as financeiras tradicionais não precisam ser o fim de um sonho. Acesse www.vcafacilita.com.br e cadastre-se para receber informações sobre um jeito mais fácil de financiar seu novo imóvel.



Conquista, Destaques, Economia, Vitória da Conquista

Comentário(s)