Conquista: População pede socorro

Nem mesmo as fortes chuvas que caem há mais de um mês na região e o ótimo índice da Barragem de Água Fria II está livrando a população do problema da falta de água.

Nos bairros Petrópolis e Cruzeiro o povo diz que a água está vindo como se fosse um racionamento, cai de quatro em quatro dias, uma luta diária da população pra armazenar água e não ficar sem ela.

No Povoado de José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista, os moradores dizem que tem quase um mês que a água tá caindo brm fraca e isso quando cai.

No município de Barra do Choça a água tá chegando sem força nas torneiras, tem gente que diz que no período da tarde, não cai uma gota se quer.

O Blog do Rodrigo Ferraz entrou em contato com a assessoria de imprensa da Embasa para saber o que está acontecendo, confira abaixo as explicações enviadas:

Sobre José Gonçalves: A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que está trabalhando para regularizar o abastecimento na região de José Gonçalves, São Sebastião, São Domingos, Itaipu e Baixa do Cedro. Durante o final de semana fortes chuvas e falhas no fornecimento de energia elétrica causaram danos ao sistema de abastecimento de Barra do Choça responsável por atender a estas localidades e comprometeram o fornecimento de água nesta região do município de Vitória da Conquista.
Enquanto isso, a Embasa está garantido o abastecimento alternativo por meio de carros-pipa para as localidades afetadas. Até que a situação esteja totalmente regularizada é importante que a população mantenha o uso criterioso da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício.

Sobre Barra do Choça: A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o Sistema de Abastecimento de Barra do Choça está em processo de recuperação nesta segunda (06) após as últimas interrupções durante o final de semana causadas pelas chuvas e falhas no fornecimento de energia elétrica.
Após o restabelecimento da vazão, alguns locais pontuais da cidade podem registrar alteração na coloração da água distribuída proveniente da liberação de materiais incrustados na tubulação. Como as tubulações estão sujeitas ao acúmulo de materiais oriundos da reação da água com o aço nas suas paredes internas a velocidade da água provocou um atrito com as paredes da tubulação e consequentemente a remoção desta carga inorgânica.
Equipes da Embasa estão atuando em campo, realizando o procedimento padrão de descargas. Em caso de observação de alguma alteração nas características da água distribuída, os moradores devem acionar a Embasa pelo teleatendimento gratuito 0800-0555195, pela Agência Virtual (Aplicativo e Site), pelo telefone do Escritório Local (77)3436-1224 ou ainda pelo Whatsapp no número (71) 99717-0999.
Por fim, a Embasa ressalta que a água fornecida na cidade é submetida a rigoroso controle de qualidade nos laboratórios da empresa e os resultados, que são documentos públicos e à disposição da comunidade, atendem aos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017 alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021.

Sobre os bairros Petrópolis e Cruzeiro, a Embasa disse que vai enviar uma equipe aos locais para averiguar a situação.



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)