Representante do Papa Francisco no Brasil estará em Vitória da Conquista

A Arquidiocese de Vitória da Conquista receberá nos dias 7 e 8 de novembro a visita do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro. O representante diplomático permanente da Santa Sé no país fará a entrega solene, ao Arcebispo Dom Josafá Menezes, do Pálio Arquiepiscopal abençoado pelo Papa Francisco em 29 de junho de 2020.

Para Dom Josafá, a vinda do Núncio Apostólico à arquidiocese é motivo de muita alegria. “O Núncio Apostólico representa nosso contato com o Papa Francisco. É nossa proximidade com o sucessor de Pedro. Conectando-nos com o Bispo de Roma, reafirmamos mais uma vez a missão de impulsionar a comunhão e a missão de Cristo na Igreja que está em Vitória da Conquista e em toda a Província Eclesiástica”, disse o arcebispo.

Na programação da visita a Vitória da Conquista, estão previstos encontros com os bispos, o clero, religiosas e religiosos, as autoridades locais, seminaristas e representações dos fiéis e uma missa na Catedral Metropolitana. Os detalhes da programação serão divulgados em breve.
Sobre o Pálio – A palavra derivada do latim pallium, significa manto de lã; é um adereço litúrgico usado na Igreja Católica, consistindo de uma faixa de pano de lã branca que é colocada sobre ombros dos Arcebispos.

Representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida. Desta forma, podemos dizer que o pálio é o símbolo da missão pastoral do bispo. O pálio é também a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, como símbolo de jurisdição em comunhão com a Santa Sé.
Sobre Dom Giambattista – Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954. É arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. Recebeu seu mestrado em Direito Civil na Universidade de Catânia, e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália.

Já foi núncio no Panamá, na Bolívia, na Índia e no Nepal. Foi nomeado Núncio Apostólico para o Brasil pelo Papa Francisco em 29 de agosto de 2020 e em 7 de janeiro de 2021 assumiu as funções em Brasília.
O Núncio Apostólico é o Representante do Papa, uma espécie de embaixador da Santa Sé. Tem como missão efetivar vínculos e tornar eficaz o diálogo e a proximidade das Dioceses e Bispos com o santo padre o Papa, e não somente isto: a pessoa do Núncio deve promover e estimular o diálogo e relações entre a Santa Sé e as autoridades do País ao qual ele corresponde. Assim, relacionado ao diálogo com o Estado, o Núncio exerce a função de diplomata, como a maioria dos embaixadores exercem nos países onde cumprem suas funções.



Bahia, Brasil, Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)