Conquista: Turma de Arquitetura da FAINOR vai reformar ambientes da Casa do Amor

Uma iniciativa do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAINOR vai revitalizar ambientes da Casa do Amor de Vitória da Conquista. A instituição, sem fins lucrativos, atende a cerca de 80 pessoas por dia.

A capela, a sala de TV e a área de vivência foram estudadas pela turma do quarto semestre do curso, nas aulas de Prática Social da Arquitetura, sob responsabilidade da professora Rosana Brito Sales. Os estudantes desenvolveram o projeto de revitalização pensando em aumentar o conforto e acessibilidade dos ambientes, e apresentaram para a Casa.
“São projetos muito bacanas, que vão ajudar bastante, tudo em prol dos pacientes”, comentou o enfermeiro Gustavo Gomes Cândido, um dos responsáveis pela Casa do Amor. “A filantropia vive justamente de iniciativas como essa”, completou.

Nas aulas remotas deste semestre, os estudantes foram orientados a colocar no projeto detalhes como cores e iluminação que deixam o ambiente mais agradável, renovação de móveis e mudanças que melhorem a circulação dos usuários do serviço no ambiente. “Quando descobri que a turma faria projetos assim, gostei muito. Estamos vivenciando o que vamos fazer futuramente”, afirmou o estudante Gleysson Sardinha.

Os pacientes atendidos pela Casa do Amor são quase todos de outras cidades da região e ficam na instituição durante todo o tratamento de câncer que fazem em Vitória da Conquista. São pessoas que não teriam condições de arcar com hospedagem e alimentação durante esse período, que pode levar meses. Mais de 5 mil famílias já foram ajudadas pela Casa do Amor.

“A função da disciplina Prática Social da Arquitetura é aproximar o futuro profissional da comunidade. Assim, planejamos as intervenções na instituição durante as aulas remotas e unimos com o desenvolvimento nas aulas práticas presenciais”, explicou a professora Rosana.

Para executar as intervenções, a turma e a Casa do Amor têm contado com doações de materiais e objetos. As parcerias, inclusive, ainda estão abertas. Lojas de móveis e de materiais de construção que estiverem interessadas em ajudar podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone do Colegiado do Curso: 77 3161 1040.

Fotos: Ascom/FAINOR


Conquista, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)