SOBRE SER ON OU OFF

Por Daniel Nunes.
Diretor de Criação da Barcelona Comunicação.

Esse apagão nas empresas do Facebook levou muitos de nós a pensar: e agora José? Kd o grupo da família? Como é que eu vou fofocar hoje? Vou fazer o que agora que não posso maratonar o feed e storie? Vixe e meus vídeos de dança? E os likes nos gatinhos dormindo? Já os clientes ligando pra agência… KD os posts de venda no Instagram? Não recebi nenhum lead hoje. Arruma aí o Instagram da empresa, não tá  no ar não, vocês fizeram o que aí? E o social media bugando: Kd o gerenciador de anúncios do Facebook? E agora será que consegui salvar o rascunho da campanha com o link patrocinado para o WhatsApp? Como é que vou falar com os clientes? E agora?

Eu falo, ninguém me ouve, tem que diversificar a mídia. Anúncio nas redes sociais é muito legal, tem métrica, tem persona alinhada, tem também publico direcionado… Mas oh, se lembra que falei pra investir em rádio? Lembra que falei sobre a rede de pesquisa do Google? É, isso mesmo, aquele que te falei, que fica lá em cima quando a pessoa pesquisa as palavras chaves. É, palavra-chave, aquelas que tem relação com o seu negócio.

Lembrou? Pois é. Vamos pensar nestes pontos para a próxima campanha e já planejar 2022 com outras mídias?

Seguir a moda é muito bacana, mas ter personalidade, objetivos alinhados e diversificação de mídias no planejamento é fundamental para o seu negócio. Assim, a sua mensagem será propagada ao máximo, atingindo o maior número de clientes interessados no seu produto, serviço ou negócio.

Existe vida fora das redes sociais, fora do digital, apesar da grande maioria estar na onipresença do on-line, eles caminham pelas ruas, andam de carro, ouvem rádio, assistem um pouco de tv, as vezes pegam alguns panfletos e encartes de supermercado. Funciona? Funciona! E qual a métrica, como é que mede? Vamos lá. Aí é a hora que você e a sua equipe entram. Quando anunciamos em mídias off-line, medimos no ponto de venda, com uma pequena pesquisa que deveria ser feita sempre com os clientes para coleta de dados. E como funciona isso? Funciona assim: Quando o cliente chega na sua loja, o atendimento o acolhe, entende a sua necessidade, direciona o cliente para a compra do produto ou serviço que resolverá o seu problema e informa que ao final será realizada uma pesquisa rápida, caso possa participar, a sua contribuição ajudará a entender e atender melhor no futuro.

Vixe, nunca fiz isso. É eu sei. E eu pergunto o que na pesquisa? Pergunte o nome do cliente, endereço, contato como: whatsapp, e-mail; como encontrou a loja, ex: ouviu no rádio; viu nas redes sociais, se sim em qual delas; pesquisa do google; no youtube; site da empresa; na TV; panfleto; outdoor; algum amigo ou parente indicou? Se o atendimento conseguiu entender e resolver o problema; e por fim se ele indicaria a empresa para um conhecido, amigo ou parente. Já anotei tudo aqui, amanhã mesmo eu já falo com o menino do marketing pra fazer isso. Muito bem, mas oh. Não faz amanhã e para no outro dia não, informações e dados de retorno do cliente são para toda a vida da sua empresa. Servem como um bussola apontando o norte do sucesso do seu negócio.

Bem, obrigado pelo tempo. Vamos rever o planejamento de 2022 ajustando aos meios necessários de comunicação com o cliente e em breve nos reunimos para discutirmos. Ahh, e se precisar, me liga ou manda sms, o celular ainda funciona na sua função primordial. Abraço!



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