Conquista: População pede socorro!

A seca que atinge toda a região Sudoeste tem provocado muitos estragos. Em Vitória da Conquista a zona rural é a parte que mais sente os efeitos dessa longa estiagem. Desde o ano de 2006 segue em situação de emergência por causa da seca.

Segundo a Estação de Meteorologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, não choveu nem metade do esperado para este ano, e apenas três dos nove meses tiveram a chuva dentro ou acima da média.

Os representantes dos trabalhadores rurais dizem que está tudo muito seco, e o abastecimento de água feito pela operação caminhões-pipa, coordenado pela Defesa Civil de Vitória da Conquista, não está sendo suficiente para a necessidade da população rural. O pessoal diz que os caminhões abastecem apenas algumas casas e os demais moradores têm de ir nessas residências buscar a água.

A Defesa Civil diz que a prefeitura tem se esforçado para ampliar o serviço, fazendo inclusive contratações de mais caminhões para fazer o abastecimento. Mas a verba enviada pelo Governo Federal caiu muito durante a pandemia, o que tem dificultado muito a ações de auxílio nesse sentido.

As informações foram divulgadas em reportagem exibida pela TV Sudoeste. Que ainda ressaltou que mesmo com todas as dificuldades o homem do campo luta e não desiste fácil.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)