Conquista: Medida Protetiva Ronda Maria da Penha atende cerca de 400 mulheres atualmente no município

O assunto Violência Contra a Mulher continua sendo destaque em Vitória da Conquista. Apesar dos casos chocantes e tristes, é necessário continuar o debate e informar a população sobre toda a situação.

Em Vitória da Conquista, desde 2017 a Polícia Militar oferece a medida protetiva por meio da Ronda Maria da Penha, que assiste, atualmente, cerca de 400 mulheres. Segundo a coordenadora do projeto, Capitã Débora Britto, em entrevista para a TV Sudoeste, a própria PM fardada é quem faz a proteção. A polícia também orienta e conscientiza a vítima sobre cuidados, como a ronda funciona, fala sobre casos de agressão, para que a vítima continue percebendo a necessidade da medida protetiva, pois para tanto, a vítima tem que querer essa permanência.

Ainda segundo a Capitã, muitas vítimas subestimam os agressores, achando que tudo não passará de ameaças, e não se agravará para violência física ou feminicídio, uma vez que a própria ameaça já é uma violência por si só, daí a importância de um trabalho de conscientização.

Também em entrevista para a afiliada Global em Vitória da Conquista, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, doutora Gabriela Garrido, alertou que as mulheres precisam denunciar seus agressores, e denunciar ao primeiro sinal de violência, como ameaças e outras palavras duras. Não se pode achar mais que isso seja natural, é preciso impor limites e respeito, enquanto a educação machista não muda.

A delegada também disse que 95% das vítimas de feminicídio não chegaram a denunciar seus agressores, ou seja, talvez por meio da denúncia, esse fim trágico poderia ter sido evitado. Em Vitória da Conquista o telefone de contato da DEAM é (77) 3425-8369.



Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)