Coronavírus em Conquista: Urgente! 3 casos da variante Gamma são registrados na cidade, confira o perfil

Exames realizados em amostras de três pacientes confirmaram a presença da variante Gamma (antiga P.1, originária de Manaus) do novo coronavírus em Vitória da Conquista. A  Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu a informação do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), por meio do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS), na semana passada.

A primeira amostra foi de uma paciente, de 30 anos, que foi monitorada em domicílio e já está recuperada. Ela ainda não havia sido vacinada antes da Síndrome Gripal.

A segunda amostra foi de uma paciente com 69 anos, que evoluiu para óbito, no mês de maio, em unidade hospitalar por complicações da Covid-19. Ela já havia sido vacinada com a 1ª dose da Astrazeneca/Fiocruz no dia 30 de março.

A terceira foi de um paciente de 79 anos, que foi hospitalizado com quadro clínico persistente, mas evoluiu bem, recebeu alta hospitalar e já está recuperado. Ele foi vacinado com as duas doses da CoronaVac/Butantan.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os três casos estão em fase de investigação epidemiológica, que é a análise da evolução da doença, com levantamento do histórico dos pacientes desde que foram infectados, incluindo seus contatos. O resultado da investigação ainda não ficou pronto.



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)