Legislativo conquistense: Vereador quer incluir unidades de saúde no combate à violência doméstica

O vereador Ivan Cordeiro (PTB) apresentou à Câmara Municipal projeto de lei que busca incluir as Unidades de Saúde da Família na estratégia de enfrentamento à violência doméstica no município de Vitória da Conquista. As unidades atuariam preventivamente no combate à violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial contra as mulheres.

Além de divulgar e promover os serviços que garantam a proteção e a responsabilização dos agressores contra as mulheres, os agentes das unidades de saúde serão qualificados para realizar o acolhimento humanizado e a devida orientação às mulheres em situação de violência, que serão encaminhadas aos serviços da rede de atendimento especializado, quando necessário.

O projeto de Ivan Cordeiro prevê, ainda, a qualificação permanente dos agentes das Unidades de Saúde da Família, confecção e distribuição de materiais relacionados ao enfrentamento da violência doméstica, em todos os domicílios abrangidos pelas equipes do projeto e realização de estudos e diagnóstico para o acúmulo de informações destinadas ao aperfeiçoamento das políticas de combate à violência contra as mulheres.

“A violência em que vivem muitas mulheres no Brasil, sem distinção de raça, classe, religião, idade ou qualquer outra condição, é uma situação generalizada, é uma ofensa à dignidade humana e uma manifestação de relações de poder historicamente desiguais entre mulheres e homens. Os índices de violência contra a mulher ainda são calamitosos”, afirmou Ivan Cordeiro na mensagem que acompanha o projeto.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)