Crianças com TEA assistidas! Vereador propõe Projeto de Lei em Conquista!

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral.

Na última semana o Vereador Orlando Filho recebeu uma comissão de mães de crianças com TEA, as Sras.Tamy e Luciana, o qual já está formulando diversos projetos para o amparo e assistência destas crianças em nossas cidade, estimando-se que tenha mais de 1000 com este Transtorno. Dentro os projetos desenvolvidos pelo edil, um projeto de Lei que regulamentará uma Lei Federal na Cidade está em trâmite.

“É preciso termos maior atenção e investimentos nas crianças e adolescentes, pois são o futuro presente da nação, e neste caso, as crianças com TEA precisam da assistência pública e o amor de toda sociedade”, destacou Orlando Filho a nossa redação.



Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)