Prefeitos da região lançam em Vitória da Conquista Frente Integra Sudoeste

Com as presenças de dezenas de prefeitos da região Sudoeste, do secretário-geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Miguel Coelho, prefeito de Petrolina (PE), e do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, gestor de Jequié, foi criada, nesta sexta-feira (30), no auditório do Cemae, em Vitória da Conquista a Frente Integra Sudoeste.

Idealizada pela prefeita Sheila Lemos e pelo prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, a frente propõe que os prefeito participantes atuem juntos na busca por recursos e investimentos nas esferas federal, estadual e também privada.

Segundo a prefeita de Vitória da Conquista, a Frente Integra Sudoeste será um instrumento para o fortalecimento da região, já que a ideia é valorizar o potencial de cada município e buscar recursos que possam propiciar o desenvolvimento de todos. “Precisamos do desenvolvimento em conjunto e para isso são necessários a união e os esforços de cada município com os seus diferenciais. Saímos daqui com um documento construído em conjunto e com pautas de interesse coletivo”, destacou Sheila.

Entre os projetos de interesse comum a quase todos os municípios e com capacidade de alavancar o desenvolvimento regional estão a Barragem do Rio Pardo, a extensão de um ramal da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) até Vitória da Conquista, a duplicação da BR 116 e a revitalização e ampliação do setor agropastoril, além do Polo Têxtil que está sendo gestado neste município.

O prefeito de Guanambi e ex-governador da Bahia, Nilo Coelho, ressaltou que essas e outras obras vão se tornar realidade com a união de todo o Sudoeste. “Certamente não vamos nos arrepender de estarmos juntos defendendo a liberdade e o crescimento da nossa região”, disse.

O prefeito Miguel Coelho apresentou experiências exitosas do município que dirige e destacou a importância da articulação e do diálogo. “A região está de parabéns pela iniciativa. No Sudoeste da Bahia vocês têm cerca de dois milhões de habitantes, a região tem força e potencial para mais desenvolvimento e deve buscar a participação não somente dos prefeitos, do poder público, mas de todos, inclusive do terceiro setor”, avaliou.

Durante o lançamento, os presentes também tiveram oportunidade de ouvir palestra do professor de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Roberto Paulo Machado, que tratou das vocações econômicas e do desenvolvimento em conjunto da região.



Conquista, Destaques, Economia, Política, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)