Conquista: Zé Cocá anuncia mobilização pela conclusão da Fiol, durante lançamento de Frente em defesa da região Sudoeste

 

“Precisamos urgente nos unir. Nós teremos uma Bahia antes e depois da ferrovia”, declarou o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Jequié, Zé Cocá, sobre a necessidade de dar andamento às obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). O chamamento aos prefeitos foi feito nesta sexta-feira (30), durante o lançamento da Frente Integra Sudoeste (FIS), em Vitória da Conquista. No evento, que contou com gestores de dezenas de municípios da região, Zé Cocá informou que estará com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, na próxima terça-feira (3) para pedir o comprometimento do governo federal com a conclusão da obra que, segundo ele, vai alavancar o desenvolvimento da região, rica em minério de ferro.

 “Não existe ter um investimento da magnitude da ferrovia oeste leste, que será um vetor de desenvolvimento da Bahia e, infelizmente, está parado, com pessoas saqueando trilhos e material da obra”, lamentou o gestor ao destacar ainda que a UPB realiza uma reunião de prefeitos com a bancada baiana de deputados e senadores, em Brasília, no próximo dia 4, para solicitar o apoio à pauta dos municípios. “Precisamos chamar os nossos parlamentares para que eles entrem nesse debate. Temos que aproveitar os deputados federais da Bahia para que a gente discuta o fortalecimento da região Sudoeste”, pontuou.

A criação da FIS é, de acordo com a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, um passo importante para que os gestores municipais possam se unir em prol da retomada do desenvolvimento do Sudoeste, visto que a região possui mais de 2 milhões de habitantes e tem potencial para a implantação de grandes projetos, os quais poderão promover a volta do crescimento econômico, gerando mais empregos e renda para a população.

Segundo a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, e o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, a Frente Integra Sudoeste será uma instância política formada por gestores municipais com o propósito de viabilizar grandes projetos e investimentos, visando o fortalecimento da região. “Agradeço, Zé, o apoio que você nos deu. A gente quer união, não é um movimento político, vamos fazer um evento suprapartidário, defendendo a região Sudoeste porque o que precisamos é isso, nos unir para trazer o desenvolvimento conjunto”, afirmou a prefeita Sheila.

A FIS foi planejada em conjunto da prefeita de Conquista com o prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que também defendeu unir não só a Bahia como o Brasil para atravessar o que ele chamou de “momentos difíceis”. Ele também reclamou dizendo: “A duplicação da 116 está dormindo, a ferrovia andando a passos de tartaruga. Precisamos nos unir pelo desenvolvimento da região”. Entre os prefeitos presentes que compõem a frente também compareceu o vice-presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, José Henrique Tigre, o Quinho.



Bahia, Destaques, Economia, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)