Conquista: Trabalho importantíssimo! CETAS já resgatou quase 2 mil animais somente neste ano

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (CESTAS) de Vitória da Conquista é um dos principais do país quando o assunto é recuperação e preparação de animais vítimas de maus tratos e tráfico, para o retorno à natureza.

Para se ter uma ideia da relevância do trabalho desenvolvido pelos CETAS de Conquista, somente neste ano o Centro já recebeu cerca de 2 mil animais vítimas dos crimes citados acima. Muitos vítimas de maus tratos, tráfico de animais ou até mesmo resgate na natureza. A grande maioria desses animais é ave, mas tem muitos répteis, felinos, anfíbios, dentre outros.

Do total de animais que passaram pelo Centro neste ano, cerca de 1.500 já foram recuperados e foram soltos no seu habitat. Mas infelizmente, alguns animais sofreram ferimentos irreversíveis: amputação de membros, cegueira, dentre outros problemas, por isso jamais, infelizmente, não poderão retornar à natureza.

Sobre o CETAS: Implantado em 2000, é uma unidade de referência, tanto no estado, quanto fora dele, em razão da qualidade dos trabalhos prestados para a preservação da biodiversidade. Com sede no Parque Municipal da Serra do Periperi, o Cetas tem por objetivo recepcionar e recuperar animais silvestres apreendidos pela fiscalização ambiental e destiná-los ao seu habitat. Desde a sua criação, o CETAS tem cumprido um papel relevante na preservação e no povoamento da fauna nativa regional e nacional, reduzindo o alto índice de mortalidade de animais durante o tráfico e contribuindo para a construção de uma consciência preservacionista e para o desenvolvimento de estudos e pesquisas de diversas instituições.



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)