Vitória da Conquista ultrapassa 100% de aplicação das vacinas recebidas para 1ª dose contra Covid-19

Com o máximo aproveitamento do conteúdo dos frascos, a Secretaria Municipal de Vitória da Conquista alcançou 100,3% de aplicação das vacinas recebidas para a 1ª dose, conforme atestado, nesta quinta-feira (15), pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no painel on-line de acompanhamento da cobertura vacinal. Isso ocorreu porque as equipes de imunização trabalham com o máximo cuidado para aproveitar todo o conteúdo dos frascos e evitar perdas.

O percentual chama a atenção por ser maior que 100%. A explicação é que alguns frascos das vacinas contra a Covid-19 contêm um volume excedente de doses, o que possibilita a utilização de 11 e até 12 doses em apenas um frasco, assim como acontece com outras vacinas multidoses.

Sobre isso, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica autorizando a utilização do volume excedente, contanto que seja possível aspirar uma dose completa de 0,5 ml de um único frasco-ampola. O cuidado no trabalho realizado permitiu a Vitória da Conquista e outros municípios apresentar taxas de vacinação superiores a 100%. Quanto à 2ª dose, o percentual de aplicação é de 50,1% das vacinas recebidas para esta etapa.

No caso local, os índices têm sido acima da média desde o começo da vacinação e poderiam ser até melhores se houvesse disponibilização de doses em intervalos mais próximos, o que não vem ocorrendo. A última remessa de vacina para a 1ª dose, por exemplo, foi no dia 8 de abril, há mais de uma semana.



Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)