Conquista: DIA DO CAFÉ É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA NO BOULEVARD SHOPPING

Celebrado mundialmente no dia 14 de abril, o café faz parte do dia-a-dia dos brasileiros, mas em Vitoria da Conquista, uma das quatro regiões produtoras de café da Bahia, a relação é ainda mais especial com o grão. Exportado para diversos países como Estados Unidos, França e Itália, o cultivo tem grande significado econômico para região.

E para comemorar essa data tão significante para a cidade, o Boulevard Shopping abre as portas para uma exposição em parceria com a artista plástica e cafeicultora Valéria Vidigal. Mineira, mas residente em Vitória da Conquista desde 1992, a filha de um pesquisador dedicado ao mundo do café, iniciou sua carreira artística quando ainda era estudante.

1992 foi também o ano em que fundou seu atelier, local onde, até hoje, ministra cursos de pintura em tela, atividade que balanceia com sua função de cafeicultura. Em 2007 idealizou e realizou o encontro Nacional do café.

“A lavoura, o trabalhador rural, a flor, o fruto, o grão, a bebida, os apreciadores do café, são sempre observados por mim”, afirma Valéria. Ela explica que os seus dois amores se misturaram naturalmente, e hoje o café se reflete também através de suas tintas e dos pincéis.  “Amo pintar, a arte é minha vida”, completa.

Já tendo realizado mais de 100 exposições entre elas, nacionais e internacionais, todas com a temática do café, Valéria se diz animada com a possibilidade de expor suas obras no Boulevard, dando a possibilidade de que os visitantes conheçam e entendam um pouco mais dessa bebida tão consumida entre os brasileiros.

“O shopping é um local onde as pessoas vão fazer compras, a lazer, encontrar amigos, tomar um café, e levar essa exposição é uma experiência fantástica”.

Pensando na data, as obras escolhidas representam o café desde a muda, passando por lavouras, frutos, trabalhadores rurais plantando e colhendo o café, o grão torrado até chegar o consumo da bebida.

“As pessoas vão ter oportunidade de ver pintado cenas reais de fazendas e trabalhadores de vários estados brasileiros, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo e Bahia”, afirma a pintora.

Para o Coordenador de Marketing do Boulevard Shopping, João Almeida, a exposição foi uma forma encontrada para, não só honrar os trabalhadores do café, mas também abrir um pouco mais desse mundo para os que também são apreciadores: “Estamos muito animados em receber a arte de Valéria em nosso espaço pois entendemos a importância desse grão para nossa cidade e povo”, afirma.

A exposição “Dia Mundial do Café – Trajetória do café Brasileiro” estará aberta para visitação entre os dias 14 de abril e 02 de maio, na entrada A do Boulevard Shopping, ao lado da loja Centauro. A entrada é gratuita.

Serviço 

O que: Dia Mundial do Café – Exposição Trajetória do Café Brasileiro 

Artista: Valéria Vidigal 

Data: 14 de Abril a 02 de Maio 

Local: Entrada A (Próximo a Centauro)



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)