PLENÁRIA DE FORMAÇÃO POLÍTICA ATRAI LIDERANÇAS DE CINCO REGIÕES

Embalada pela recente restituição dos direitos políticos do ex-presidente Lula e a perspectiva da candidatura do senador Jaques Wagner ao governo da Bahia, a plenária de formação política realizada na noite de terça-feira (30) pelos mandatos dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) reuniu virtualmente mais de 150 lideranças, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes partidários e sindicais de cinco regiões baianas. Foram recompensados com a participação de expoentes nacionais do PT convidados para o evento, a exemplo de Maria do Rosário, deputada federal, Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República no Governo Dilma e diretor da Fundação Perseu Abramo, e Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha de Lula e militante do PT.

A plenária foi transmitida pelas páginas dos parlamentares no Facebook, quando os convidados palestrantes fizeram um chamamento à participação na Jornada Nacional de Formação de Educadores Militantes, como parte do projeto  Nova Primavera, desenvolvido nacionalmente pelo PT. Inclusive o presidente municipal do PT conquistense, Isaac Bonfim, que coordenou o evento, reforçou o aviso para o prazo de inscrição na jornada  até o próximo dia 4 de abril. O presidente estadual do PT, Éden Valadares, destacou a iniciativa de Waldenor e Zé Raimundo como mais uma das ações que mostram o protagonismo deles na formação política do PT no estado.
A deputada Maria do Rosário destacou a homenagem da programação petista ao centenário de Paulo Freire e recorreu ao educador para defender a adesão da militância à ampliação de conhecimentos. Explicou sobre a Jornada e a série de atividades de formação política prevista no projeto Nova Primavera, dentre as quais a realização de eventos nos municípios, a exemplo da própria plenária de Waldenor e Zé Raimundo.
Reforçando a fala da parlamentar, Gilberto Carvalho defendeu o estudo da militância e o seu fortalecimento pela prática e a teoria.  “Nova Primavera é o nome do nosso projeto, que visa fazer a religação da energia inicial de fundação do nosso partido com a atual”, acrescentou. Ele também destacou a criação de um aplicativo virtual do PT, através do qual o partido terá condições de atualizar  os dados dos seus 2 milhões 400 mil filiados.
Lurian Cordeiro Lula da Silva, com sorriso estampado “esbanjando simpatia”, como definiu Waldenor Pereira, defendeu a retomada do projeto do “modo petista de governar” para divulgar a experiência das administrações em níveis nacional, estadual e municipal e também convidou o público presente a se engajar na proposta. Durante o evento foi exibido um vídeo de Lula falando do projeto Nova Primavera.
Na plenária virtual que aglutinou representações das regiões Sudoeste, Chapada Diamantina, Serra Geral, Médio São Francisco e Bacia do Paramirim, Zé Raimundo destacou a qualificação política dos convidados e recorreu  ao provérbio chinês para  passar a sua mensagem: “O território nos separa, mas as estrelas nos unificam com o seu brilho e o seu caminho. Haveremos de seguir esse caminho da esperança e da utopia de um Brasil melhor, que começa agora com cada um de vocês”.  O deputado Waldenor avaliou o evento como muito positivo tanto pelo nível das apresentações quanto pelo público que atraiu na sala virtual da plenária.


Bahia, Brasil, Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)