Legislativo conquistense: Vereador Valdemir Dias quer auxílio emergencial municipal para os profissionais da cultura

O vereador Valdemir Dias(PT) apresentou à Câmara Municipal de Vitória da Conquista, na sessão desta quarta-feira(31), o requerimento nº 73/2021 que solicita da Prefeitura a implantação imediata de medidas emergenciais para os artistas bem como para os trabalhadores do setor de cultura e de eventos da cidade conquistenses (artistas e produtores culturais, músicos, garçons, cozinheiras) durante o período de pandemia. O parlamentar propõe a criação de um plano de auxílio ao setor com recursos próprios do Governo Municipal.

Segundo Valdemir, o programa municipal de auxílio tem como objetivo garantir uma renda mínima à categoria e a criação de políticas sociais que possibilitem a contratação e remuneração destes profissionais nesse período, seja via editais ou contração dos artistas. Em sua proposta, o edil sugere que sejam utilizadas as verbas de atividades que estavam, anterior à pandemia, agendadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SECTEL).
“É preciso ampliar o número de editais, ampliar esse apoio que primeiramente foi garantindo via Lei Aldir Blanc com recursos federais. A Prefeitura deve e pode criar um programa municipal de auxílio, como por exemplo, foi realizado em Salvador e outros municípios pelo Brasil a fora”, defendeu Valdemir.

O requerimento apresentado foi subscrito pelo vereador Alexandre Xandó, também do Partido dos Trabalhadores.



Conquista, Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)