Conquista: Associação de bares e restaurantes divulga nota sobre o lockdown na cidade

“Loockdown: uma medida responsável ou irresponsável?”

“Próximos de completarmos uma semana com estabelecimentos fechados ou sofrendo forte restrição no seu funcionamento fomos surpreendidos com o anúncio do loockdown no próximo fim de semana em quase todo o Estado, e sob a ameaça de a medida ser anunciada novamente, precisamos ponderar sobre a eficácia desta medida. Não se trata de um jogo de forças ou de uma escolha binária entre o que é mais importante: saúde ou economia. Desnecessário apontar as razões e contrarrazões de qualquer um dos lados. Se ambos são fundamentais e interdependentes, precisamos buscar o melhor equilíbrio possível
entre as duas áreas, vitais para a sobrevivência dos indivíduos. O loockdown é uma medida extrema, que se justifica para permitir o aumento da capacidade do sistema de saúde e achatar a curva de contaminação do coronavírus. Adotada no início da pandemia, foi uma medida “responsável” e eficaz ao reduzir o número de contaminados e adiar o pico da contaminação. Porém, tivemos tempo suficiente para aumentarmos a capacidade do sistema de saúde, mas, pela ineficiência do Estado, não aproveitamos este tempo precioso. Agora pagamos um preço alto: não tivemos os benefícios esperados, adiamos o pico da contaminação e não recebemos o devido suporte aos empresários e trabalhadores, colocando em risco empresas e empregos. A realidade é que estamos próximos de atingir, simultaneamente, os limites dos sistemas de saúde e produtivo.

Um loockdown apenas adiará o iminente colapso do sistemada saúde. Entretanto, certamente irá colapsar o sistema produtivo, fechando ainda mais empresas e aumentando a taxa de desemprego. Insistir nesta estratégia, sem explicar como as pessoas sustentarão suas famílias e manter o seu equilíbrio  psicológico, é uma decisão “irresponsável”. Precisamos preservar a saúde da população – física, mental e financeiramente.”

Abraccon



Conquista, Cultura, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)