Legislativo conquistense: Comissão da Câmara apresenta demandas à Secretaria Municipal de Saúde

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista esteve reunida nesta quinta-feira (18), com a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira. O encontro serviu para apresentar a nova equipe da comissão, composta pelos vereadores Viviane Sampaio (PT), Dinho dos Campinhos (PP) e Ricardo Babão (PCdoB). Além disso, os vereadores cobraram respostas de requerimentos e apresentaram demandas da população.

“A Comissão de Saúde instaurou os trabalhos nessa semana, mas essa já é uma atividade contínua da Câmara de Vereadores, que agora conta com novos membros. Estamos acompanhando a questão da pandemia e como tem se dado o enfrentamento da doença aqui no município”, afirmou a presidente da comissão, vereadora Viviane Sampaio.

Covid-19 – Questionada sobre as demandas causadas pela Covid-19, a secretária Ramona Cerqueira falou das dificuldades encontradas pela pasta na manutenção de alguns serviços durante a pandemia e afirmou que o Governo Municipal está adotando medidas mais punitivas, porque não obteve o resultado esperado com as campanhas educativas contra a Covid-19. Ela falou ainda da sobrecarga do sistema com o aumento no número de pedidos de exames de alta complexidade, sugerindo uma abordagem clínica mais abrangente para a redução desses custos.

Outra questão tratada pelos vereadores foi o Plano Municipal de Imunização. A secretária lamentou a falta de previsão da chegada de novas doses e o quantitativo que será destinado à Vitória da Conquista. “Nosso planejamento acaba sempre comprometido porque nunca sabemos quando vamos receber a vacina e a quantidade que teremos para imunizar a população”. Ela informou que o município já recebeu mais de 11 mil doses do imunizante que combate o novo coronavírus e ressaltou o apoio da Polícia Militar da Bahia nessa etapa de vacinação.

Falta de medicamentos – Os membros da Comissão de Saúde alertaram a titular da Secretaria Municipal de Saúde sobre a falta de medicamentos básicos, como insulina, nas Farmácias da Família. Ramona explicou que a alta nos preços dos medicamentos comprometeu a aquisição e acabou afetando a oferta do remédio à população. “Tivemos medicamentos que custavam R$ 0,04 e que, após a pandemia, passaram a custar R$ 2,20. Não tínhamos como seguir adiante com essa aquisição”, explicou a secretária. Ela disse que essa situação foi equilibrada no segundo semestre, mas o problema persistiu com outros medicamentos e também por outros motivos. Entre eles, a secretária destacou o desaparecimento de remédios em Unidades de Saúde do município. “Estamos implantando um sistema nas unidades para controlar melhor a distribuição de medicamentos”, afirmou Ramona.

Planejamento para 2021 – A presidente da Comissão de Saúde, vereadora Viviane Sampaio, cobrou o planejamento da SMS para o ano de 2021, questionando a expansão da Rede de Atenção Básica, a realização de concurso público para Agentes Comunitários de Saúde e a seleção de médicos para as unidades que aguardam a chegada desses profissionais.

Em resposta, Ramona Cerqueira disse que a realização de concurso público está suspenso desde o ano passado e ainda não tem previsão de quando poderá ocorrer. Em relação à contratação de médicos para a Rede de Atenção Básica, ela disse que uma nova seleção deverá ocorrer na próxima semana e lamentou a falta de candidatos nos últimos processos seletivos.

Construção de UBS – A construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) também foi debatida nesse encontro. Os vereadores cobraram a construção da unidade do bairro Patagônia e Jardim Valéria. Em resposta, a secretária municipal de Saúde informou que a prefeita em exercício esteve em Brasília para captar recursos de emenda parlamentar para a construção da UBS do bairro Patagônia. “O município já dispõe de um recurso parcial para essa obra e está buscando o valor total para atender a essa demanda”, explicou.

O vereador Dinho dos Campinhos (PP) colocou o mandato à disposição para ajudar o município a captar esses recursos, reivindicando a construção de uma UBS no bairro Jardim Valéria III. “Essa é uma demanda antiga da nossa comunidade e estamos empenhados nesse desafio”, afirmou Dinho.

O vereador Ricardo Babão (PCdoB) destacou a importância desse diálogo com a Secretaria Municipal de Saúde. “Nesse primeiro momento, estamos nos aproximando da gestão pública para cobrarmos as demandas apresentadas pela população durante o exercício do nosso mandato”, finalizou o vereador.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)