Conquista: Secretaria de Saúde realiza vacinação dos indígenas

Mais um grupo prioritário da 1ª fase da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 foi vacinado nesta quinta-feira (28), no Complexo de Saúde (Cemae): os povos indígenas de Vitória da Conquista.

O Cacique Catitu, representante dos povos Mongoiós do Sudoeste, foi o primeiro vacinado na ação. “Eu me emocionei hoje já várias vezes. A gente vê que, por conta do Coronavírus, está morrendo parente, morrendo gente branca, morrendo a população; e é uma grande satisfação estar aqui hoje, em memória desses que não puderam, recebendo a vacina. Fomos muito bem recebidos, estamos sendo respeitados, e o nosso direito está sendo cumprido”, conta.

Ao todo, foram vacinados 25 indígenas dos povos Camacã Mongoiós do Sudoeste, da Aldeia Reserva Sol Nascente. Dentre eles, a indígena Vanessa Oliveira, que destacou a importância de serem um grupo prioritário da campanha: “Eu sinto uma gratidão enorme de ser uma das primeiras indígenas a serem vacinadas aqui no município. Isso preserva e protege o nosso povo, que já é de tão poucas pessoas.”

Quem esteve presente na ação foi a prefeita em exercício, Sheila Lemos, que comemorou o desempenho da campanha de vacinação: “É com muita satisfação que nosso município já está vacinando os nossos profissionais de saúde e todos os indígenas que estão incluídos no protocolo de vacinação. É essencial a imunização desses povos, por se tratar de um público vulnerável e que também carrega a nossa história.”

A secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, falou sobre o empenho para atender aos grupos prioritários: “Iniciamos com os indígenas, e o próximo passo é atender à população quilombola e outras instituições. Estamos aqui para poder fortalecer o comprometimento da Secretaria de Saúde nesta campanha, e sabemos que vacinar esse grupo prioritário é necessário, uma vez que existe uma cultura diferente, valores diferentes e, nesse sentido, que eles estão incluídos nessa fase para se vacinar precocemente.”

Ainda segundo a secretária, o quantitativo de doses de vacinas foi pequeno, mas assim que forem recebidas novas remessas será dado o seguimento à vacinação dos demais grupos prioritários das fases definidas para a campanha.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)