Escolas Cívico-Militares em Conquista: Ivan Cordeiro pede a Sheila adesão ao programa federal

O vereador Ivan Cordeiro (PTB) encaminhou ofício à prefeita em exercício Sheila Lemos solicitando da mesma a adesão de Vitória da Conquista ao modelo de escolas cívico-militares, do Ministério da Educação (MEC). Anunciado em 2019, o programa prevê 200 escolas neste modelo até 2023.

Em 2020, mais de 50 escolas aderiram ao piloto do programa. O Diário Oficial da União do dia 28 de dezembro informou que o governo vai instalar mais duas escolas cívico-militares em todos os estados e no DF, o que daria a soma de 54 instituições neste modelo.

“Temos a convicção de que tanto a nossa prefeita em exercício, Sheila Lemos, como o prefeito Herzem Gusmão vão se empenhar para incluir Vitória da Conquista na lista dos municípios contemplados por este excelente programa federal de educação”, afirmou o parlamentar.

O modelo cívico-militar é diferente do modelo das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. De acordo com o MEC, as secretarias estaduais de educação continuariam responsáveis pelos currículos escolares e caberia aos militares a atuação como monitores na gestão educacional.

Pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares os militares atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuam responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)