Programa Aldir Blanc Bahia é aprovado na ALBA

A Assembleia Legislativa da Bahia  (ALBA) aprovou ontem (21) o Projeto Lei º 24.014/2020, de autoria do Governo do Estado, que implementa o Programa Aldir Blanc Bahia. Relatado pelo deputado Zé Raimundo (PT) e aprovado à unanimidade nas comissões e no plenário, a iniciativa acontece para o cumprimento da lei federal nº 14.017/2020.

“Trata-se de matéria de grande relevância para a administração estadual e, principalmente, para o setor cultural baiano, devendo receber pleno apoio dos parlamentares desta Casa”, defendeu Zé Raimundo em seu parecer favorável, acompanhado pelos seus pares.

O projeto que vai para sanção do governador Rui Costa institui o programa criado em função da  lei federal batizada de Lei Emergência Cultural Aldir Blanc,  em homenagem ao compositor brasileiro morto em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus (Covid-19). Ela  visa socorrer artistas e equipamentos do setor das artes e da cultura, prejudicados pela pandemia e  foi aprovada  após ampla mobilização do setor cultural.

Por meio de repasses financeiros, a lei federal determina a destinação de R$ 3 bilhões direcionados pela União para estados e municípios de todo o Brasil, sendo que coube ao governo estadual baiano  um montante de R$ 110,7 milhões. Os recursos são destinados à  promoção de políticas como editais, subsídio mensal para espaços e renda emergencial mensal para os profissionais da categoria.



Bahia, Conquista, Cultura, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)