Conquista: Prefeitura realiza Dia D de combate ao aedes aegypti; são mais de 4 mil casos de dengue

A luta contra o mosquito da dengue continua! Na próxima segunda-feira, 7 de dezembro, vai acontecer o Dia D de Combate ao Aedes Aegypti na sede do Núcleo Regional de Saúde, de 8h30 às 14h.

O Centro de Controle de Endemias do município, em conjunto com o Núcleo, fará uma exposição de maquetes que simulam situações adequadas e inadequadas em residências que podem evitar ou contribuir para o surgimento de criadouros do mosquito. Além disso, serão dadas orientações de educação em saúde e demonstrar diversas ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e parceiros no combate ao mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya.

Na oportunidade, também será feita uma monção de reconhecimento ao trabalho que os Agentes de Controle de Endemias têm desempenhado com muito afinco e dedicação em toda zona urbana e rural. E eles também estarão em campo realizando visitas às residências para avaliar e fazer ações de controle vetorial do mosquito.

Neste ano, por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o Dia D de Combate à Dengue está sendo realizado de forma pontual e restrita para evitar o risco de contaminação. O evento será aberto ao público, mas terá limite de entrada para evitar aglomerações no local. É indispensável o uso da máscara.

De acordo com dados, foram notificados o total de 6.692 casos suspeitos de dengue. Destes, 4.017 apresentaram resultados positivos para a doença. Outros 2.110 casos foram descartados, 496 apresentaram resultados inconclusivos e 67 pacientes ainda aguardam por resultado laboratorial. Desde o início do ano, foram confirmados dois óbitos causados pela dengue.

Para a Zika, foram confirmados 48 casos, do total de 1.025 notificações. Neste período, 239 foram descartadas e 26 esperam resultados. Já os casos de Chikungunya atingiram o número de 853 notificações, com 72 confirmados, 360 aguardando resultados e 421 descartados.

 



Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)