Região Sudoeste: INB volta a operar em Caetité e vai gerar mais de 600 empregos

A Unidade das Indústrias Nucleares do Brasil – INB em Caetité, voltou a operar na produção de urânio nesta semana. Na solenidade de retomada das atividades, que contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, foi realizada uma detonação simbolizando o início da lavra a céu aberto em uma nova área, a Mina do Engenho.

Na Unidade de Concentração de Urânio – URA são realizadas as duas primeiras atividades do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do urânio, tendo como resultado o Concentrado de Urânio, também conhecido como Yellowcake (U3O8).

“Esta retomada é a primeira fase para consolidar nossa proposta de tornar o Brasil autossuficiente e um exportador de yellowcake”, afirmou o ministro Bento Albuquerque.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma mensagem em vídeo demonstrando sua satisfação com a retomada da produção de urânio no Brasil: “Beneficiar urânio como acontecerá em Caetité, na Bahia, representa geração de emprego e renda para todos” destacou.

A cerimônia foi acompanhada de perto pelos empregados da Unidade em Caetité, e contou com um momento especial: o hino nacional foi cantado por uma colega de trabalho, a geóloga Jamyle Praxedes Franco, que trabalha na URA há 13 anos.

Produção e fortalecimento da economia

Na Unidade da INB em Caetité foram produzidas 3.750 toneladas de concentrado de urânio entre 2000 e 2015, a partir da primeira área lavrada, a Mina Cachoeira. Desde a exaustão dos recursos passíveis de lavra a céu aberto no local, as atividades de mineração estavam paralisadas.

O urânio é a matéria-prima para fabricação do combustível nuclear que abastece as usinas de Angra dos Reis. A retomada da produção é uma conquista para a INB e, em decorrência, para o País. Também representa um fator importante para a geração de empregos e recursos para a região sudoeste da Bahia. A expectativa é que sejam produzidas 260 toneladas de concentrado de urânio por ano, quando a Mina do Engenho atingir a sua capacidade plena, o que deve ocorrer em 2022.

“Hoje, a INB reinicia a produção de urânio em Caetité, gerando com esse retorno expressivos empregos da ordem de 600 diretos e cerca de 1.800 indiretos. Com isso haverá  uma injeção  de recursos financeiros na economia local de cerca de 76  milhões de reais ao ano e quase 30 milhões/ano de recolhimento de impostos estaduais e municipais”, afirmou o presidente da empresa.



Destaques, Economia, Notícias, Sudoeste

Comentário(s)