Câncer de próstata. Um mal que pode ser evitado

Segundo o Dr Alisson Botelho, urologista do Hospital de Clínicas de Conquista, um homem com câncer de próstata que se nega a fazer o exame preventivo pode estar afastando a possibilidade de cura total. Que pode ocorrer em até 95% dos casos diagnosticados precocemente

Assim como outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama, o mês de novembro é dedicado a conscientização e prevenção das doenças masculinas tendo como principal foco o câncer de próstata. Chamado de “Novembro Azul” o mês é dedicado a alertar homens sobre a importância de vencer o preconceito e buscar um diagnóstico precoce para a doença.

Mesmo com campanhas em mídia e redes sociais, alertando sobre a necessidade de consultas, o preconceito por conta do exame do toque afasta muitos homens dos consultórios.

Com o mês já chegando ao fim, os números gerais no Brasil continuam a mostrar que os homens ainda não dão tanta importância à prevenção e cuidados com a própria saúde.

Segundo o Dr Alisson Botelho, urologista do Hospital de Clínicas de Conquista, um homem com câncer de próstata que se nega a fazer o exame preventivo pode estar afastando a possibilidade de cura total. Que pode ocorrer em até 95% dos casos diagnosticados precocemente.

O médico destaca que, com diagnóstico precoce, há chance de cura, muitas vezes com um único tipo de tratamento.

A idade recomendada para o início dos exames preventivos, feitos com exame de sangue e o toque, é de 50 anos. Essa idade cai para 45 para homens de raça negra, ou se este homem tenha histórico de algum caso de câncer de próstata em sua família.

Dr. Alisson ainda lembra que o preconceito pode levar o paciente a começar o tratamento tardiamente, o que pode levar a morte. Ou, em caso de cura do câncer, a sequelas que podem ser desde dor constante até a disfunção erétil.

Então, reforçando a campanha do novembro azul, mas para todos os meses do ano, o conselho é que se deixe o preconceito de lado. Faça o exame e garanta a possibilidade de manter uma vida longa e sadia.

ASCOM HCC



Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)