Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas recebe 25 pacientes em primeiro dia de funcionamento e tem 100% de aprovação

Com a proposta de  promover uma assistência linear do paciente com doença renal crônica, desde ambulatório de doença renal até os diferentes métodos de terapia de substituição renal (peritoneal e hemodiálise), o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), deu início ao funcionamento da Unidade de Hemodiálse Cruz das Almas, nesta segunda-feira, 09.

Inaugurada pelo Governador da Bahia, Rui Costa (PT), a unidade 100% SUS chega oportunizando o acesso da população à Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) – Hemodiálise e Diálise Peritoneal, o acompanhamento de pacientes nos estágios pré-dialíticos e do matriciamento da Atenção Básica com o intuito de orientar profissionais quanto ao manejo clínico da DRC nas fases iniciais da doença.

O funcionamento da unidade, no que diz respeito à melhora na qualidade de vida e dignidade da população de Cruz das Almas e região, já representa um avanço bastante significativo. Prova disso é que no primeiro dia foram realizados  25 atendimentos  e com  100% de aprovação por parte  dos pacientes.

Reginaldo de Jesus comemora a conquista e afirma que é o momento mais marcante desde o início do seu tratamento.

“Fazer o tratamento aqui em Cruz das Almas é espetacular porque me dá mais conforto e tranquilidade. Agora,  assim que termino o procedimento, chego em casa em minutos, antes precisava pegar a estrada. Tenho que deixar registrado a minha enorme felicidade com essa clínica, muito obrigado!”.

Júlio César dos Santos também revelou a satisfação com  o atendimento e elogiou a estrutura da unidade. “Que lugar bem estuturado, organizado,  tudo novinho,  aqui é nota 10! Estou muito feliz e satisfeito, todos que construiram essa clínica e os profissionais estão de parabéns!”.

A opinião da paciente Joana Angélica Bahia, 69 anos, não é diferente dos demais pacientes. Ela garante que o tratamento na Unidade Cruz das Almas é excelente. “Realizar meu tratamento aqui é maravilhoso, estou simplesmente encantada com tudo que vi , minha enfermeira Celi, um doce de menina e minha doutora Ísis tão atenciosa. Aqui é o melhor lugar para fazer hemodiálise;  se surgir algum comentário que não seja agradável é porque a pessoa não conhece e nunca esteve aqui”, garantiu.

Dra Ísis Figueredo diretora médica informa que a Unidade de Heomdiálise  funciona com 35 máquinas em 2 turnos, atendendo a 140 pacientes/mês, podendo chegar a atender até 300 pacientes/mês, utilizando sua capacidade máxima de 50 máquinas em 3 turnos.

“A implantação dessa unidade se deu devido a um projeto do IBDAH em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura Municipal e  representa um ganho enorme para a vida de centenas de pessoas que precisavam acordar de madrugada para realizar o tratamento de hemodiálise em outra cidade. O funcionamento do serviço hemodiálise aqui em Cruz das Almas  trouxe  maior conforto e qualidade no atendimento, reduzindo as distâncias percorridas pelos pacientes”, avaliou.

Construída em uma área de aproximadamente 2.000m,  o funcionamento desse serviço chega para benedificar toda a Região de Saúde de Cruz das Almas cuja população é superior a 270 mil habitantes, atendendo dessa forma a 9 municípios, o que reduzirá assim, o deslocamento dos pacientes que precisam desse serviço e que buscavam essa assistência em Valença, Feira de Santana e até mesmo em Salvador.



Bahia, Destaques, Saúde

Comentário(s)