Arquidiocese de Conquista: Nomeado o novo Vigário Geral, Monsenhor Gerson Bittencourt

Na manhã dessa quarta-feira, 21/10, o Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, com seu múnus de pastorear e conduzir a Igreja Particular de Vitória da Conquista, nomeou o Revmo. Pe. Gerson de Jesus Bittencourt, para Vigário Geral desta Arquidiocese, que será nominado a partir de hoje, como Monsenhor Gerson de Jesus Bittencourt, atualmente Padre Gerson é Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Conquista.

“Com alegria acolhemos o Vigário Geral que tem por função de ajudar o Arcebispo no governo de toda Igreja Particular, dotado do poder ordinário, vicário, que lhe conferem o Direito Canônico”, informa a nota.

Em virtude do seu ofício, compete-lhe, na Igreja Particular toda, o poder executivo que, por direito, pertencem ao Arcebispo, exceto os atos que o Arcebispo tenha reservado para si ou que, pelo direito, requeiram um mandato especial – de fato, as competências atribuídas ao Arcebispo e não ao Ordinário Local – esse mandato especial pode ser concedido habitualmente. Cabem-lhe também as faculdades habituais concedidas pela Sé Apostólica ao Arcebispo e a execução dos rescritos, salvo aja determinação expressa em contrário ou tenha sido escolhida a própria competência pessoal do Arcebispo.



Conquista, Destaques, Sudoeste, Vitória da Conquista

Comentário(s)