Região: Polícia Militar apreende trios elétricos usados irregularmente em propaganda eleitoral, veja vídeo

Policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar apreenderam dois trios elétricos por propaganda eleitoral irregular, neste domingo, em virtude de terem sido utilizados em duas carreatas na cidade de Matina, o que é vedado pela legislação.

O trio elétrico puxado pelo veículo Volvo/VM 310, PP ANN-1379 foi utilizado no sábado passado (11), na carreata organizada pela coligação “Matina feliz de novo” cuja chapa é encabeçada pela candidata a prefeita Olga Gentil de Castro Cardoso.

Esse mesmo trio na data de ontem (17), foi utilizado na carreata da outra coligação denominada “O trabalho não pode parar”, encabeçada pelo candidato a prefeito Otílio de Souza Fernandes.

Além do trio acima descrito, foi também utilizado irregularmente outro trio elétrico, puxado pelo veículo Caminhão Volvo/FH 400, PP JRR-1694 ,  no evento organizado pelo candidato Otílio, da coligação “O trabalho não pode parar” que ficou estacionado na frente de seu comitê de campanha com o som ligado, como se estivesse realizando uma festa de carnaval, com aglomeração de pessoas acima do permitido pela resolução 030/2020 do TRE, e sem a utilização de máscaras.

As duas coligações violaram o disposto no Artigo 39, parágrafo 10 da Lei 9.504/97 (Lei Eleitoral), bem como o Artigo 15, paragrafo 2° da Resolução 23.610/18 do TSE, que proibem a utilização de Trios Elétricos em campanhas eleitorais, salvo para sonorização de comícios, vedando a utilização em carreatas, passeatas ou outras manifestações político partidárias em época de campanha eleitoral.

Os dois trios elétricos foram apreendidos e colocados à disposição da justiça eleitoral para serem periciados.

A partir daí será ajuizada uma ação pelo Ministério Público Eleitoral com a finalidade de responsabilizar as duas coligações que concorrem ao pleito eleitoral de 2020 da cidade de Matina, por propaganda eleitoral irregular.

Para o Comandante do 17o Batalhão da Polícia Militar, Ten Cel PM Arthur Mascarenhas, a realização de campanhas com grande aglomeração de pessoas, coloca em risco a saúde pública da população, além de ser um desrespeito à Justiça Eleitoral, e sempre que houver flagrante violação da legislação eleitoral a Policia Militar vai atuar de maneira firme, assegurando a manutenção da democracia de acordo com os parâmetros legais.



Destaques, Polícia, Política, Sudoeste

Comentário(s)