Conquista: Prefeitura entrega Planetário Everardo Públio de Castro

Foi realizada, nesta segunda-feira (21), a cerimônia de entrega do Planetário Professor Everardo Públio de Castro, no Centro Cultural Glauber Rocha. Vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Smed), o planetário é considerado por especialistas da área como um dos mais modernos do país pela tecnologia que comporta, o Digistar 5.

Com capacidade para receber aproximadamente 150 pessoas, o equipamento permitirá a realização de atividades educativas e culturais. A partir das projeções fulldrome, é criado um ambiente de realidade virtual, que vai possibilitar a realização de diversas programações lúdicas e interativas.

“O planetário vem edificar um novo tempo do conhecimento, que vai interligar o homem ao século XXI e, principalmente, irá propiciar aos alunos da Rede Municipal de Ensino a oportunidade de desfrutarem de uma tecnologia de ponta para seu aprendizado”, ressaltou o secretário da pasta, Esmeraldino Correia.

Filho do homenageado Everardo Públio de Castro, o engenheiro Nudd Castro compartilha da mesma opinião do secretário. “Hoje é um dia muito especial para mim. O planetário de Conquista, que vai perdurar por gerações em nossa comunidade, é um instrumento que vai demonstrar a capacidade que tem a nossa ciência de nos fazer ver mais de perto as grandezas do universo”, enfatizou.

Na oportunidade, divididos em pequenos grupos, os convidados, viram de perto o funcionamento do Digistar 5. A equipe do planetário realizou duas sessões especiais, de cerca de 20 minutos, com intervalo para higienização do espaço entre elas. “Sabemos que muitos estudantes terão aqui um espaço de modernidade, conhecimento”, disse a vice-prefeita, Irma Lemos.

Durante a entrega, os convidados puderam prestigiar a 1ª Mostra do equipamento, denominada “Cibernética: Evolução e Arte”, com a retrospectiva de alas e alegorias de desfiles cívicos realizados pela Smed. A Mostra acontece no foyer que leva o nome do conquistense Josemar Rodrigues.

Falecido aos 86 anos, em 21 de outubro de 2016, Josemar foi quem primeiro pleiteou um planetário para a cidade. “Agradeço essa justa homenagem e lembrança. Espero que as futuras gerações tenham muito que aprender com esse equipamento”, assegurou o sobrinho de Josemar, Pedro Francisco.

A cerimônia de entrega foi apenas para convidados, entre eles autoridades municipais, familiares dos homenageados, representantes do Banco do Brasil e imprensa, e seguiu todas as regras de distanciamento social e protocolos da Secretaria Municipal de Saúde e Comitê Gestor de Crise, como aferição da temperatura, álcool em gel e distanciamento de 2 metros entre as pessoas.



Conquista, Cultura, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)