Embasa retira “gato” de fazenda na Zona Rural de Vitória da Conquista

Uma ligação clandestina descoberta pela Embasa que abastecia uma grande fazenda na Zona Rural de Vitória da Conquista foi desativada, nesta sexta (18), em uma operação que contou com o apoio da Polícia Militar da Bahia. A ligação clandestina realizada diretamente na adutora de 300 milímetros de Belo Campo estava afetando o abastecimento da cidade e de localidades rurais de Vitória da Conquista atendidas pela adutora.

O ramal da tubulação clandestina possuía diâmetro de 50 milímetros com potencial para desviar 1,8 milhão de litros de água por dia. Esse volume daria para abastecer cerca de nove mil residências com consumo de 6 metros cúbicos pelo período de um mês.


Segundo o gerente regional da Embasa, Joselito Pires, “crimes como este cometidos pelo autor da ilegalidade contribuem para desabastecer as localidades atendidas pela adutora, assim como impactam nos custos operacionais do sistema de abastecimento e consequentemente no valor das contas dos clientes de toda a Bahia”, explica.

A Embasa registrou Boletim de Ocorrência no Distrito de Segurança Pública de Vitória da Conquista e o responsável pela ligação clandestina terá que ressarcir o valor correspondente ao desvio de água realizado nos últimos doze meses, que ainda será calculado, além de pagar multa. De acordo com Joselito Pires, “a Embasa está intensificando o combate às ligações clandestinas e, por isso, a empresa orienta os responsáveis por imóveis que possuam alguma irregularidade a buscar uma negociação o mais breve possível”, complementou.

Qualquer intervenção na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades previstas na legislação vigente. A população pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo teleatendimento 0800 0555 195.



Conquista, Destaques, Polícia, Vitória da Conquista

Comentário(s)