Política conquistense: Live do Programa de Governo Participativo debate cultura

Na noite da última sexta-feira (4), o Programa de Governo Participativo, dispositivo de construção coletiva de governo do Partido dos Trabalhadores, realizou uma conferência online aberta transmitida através do Facebook do deputado estadual Zé Raimundo, com o intuito de discutir políticas públicas voltadas à cultura para o município de Vitória da Conquista.

Para o debate, foram convidados Arany Santana, secretária de Cultura do Estado; Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura; e Maria Marighella, atriz, ativista da cultura e pré-candidata a vereadora em Salvador, a fim de agregar repertórios e experiências no campo cultural, além de outros agentes atuantes no município e na região. 

A secretária Arany Santana destacou que Vitória da Conquista “sempre foi um celeiro de grandes artistas, dos mais variados segmentos e sempre se destacou como potência cultural”, ressaltando o papel da cultura na afirmação da identidade local e como um vetor de desenvolvimento.

Maria Marighella evocou o legado e o compromisso histórico do Partido dos Trabalhadores e afirmou que “cultura é motor de desenvolvimento, não apenas econômico, mas social, cidadão e humano. A cultura precisa ser colocada na centralidade de um projeto de desenvolvimento”.

O ex-ministro Juca Ferreira também chamou atenção para o potencial econômico da área e, além disso, sublinhou o aspecto de direito humano da cultura, definindo-a como a dimensão simbólica da sociedade, que produz subjetividades e conduz ao respeito à diversidade.

Além dos representantes convidados, a live também contou com a presença de outros interessados que atuam no cenário cultural da cidade, a exemplo de Elton Becker, coordenador do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima; o maestro João Omar de Figueira Mello, coordenador do Núcleo Conquistense do Neojiba; Nagib Barroso, ex-secretário de Cultura do município e Silvio Jessé, artista plástico.

 



Conquista, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)