08 de setembro, dia mundial da Fisioterapia

Por *Vinícius Gusmão

Sabe aquele profissional de saúde que devolve a vontade de viver através da funcionalidade?
Sabe aquele profissional de saúde que regula a sua respiração através da ventilação mecânica enquanto você se encontra na UTI?
Sabe aquele profissional de saúde que te coloca de pé novamente após algum trauma incapacitante?
Sabe aquele profissional, que através do toque suave e preciso, transforma sua dor em alívio?
Sabe aquele profissional de saúde que eleva sua auto-estima através de procedimentos estéticos minimamente invasivos?

Pois bem, esse profissional é o FISIOTERAPEUTA!

Profissão regulamentada desde 1969, desempenha um papel fundamental nos serviços de saúde, visando acima de tudo, a funcionalidade do seu paciente/cliente.

Dentre as várias especialidades da fisioterapia podemos citar algumas como: Fisioterapia Traumato Ortopédica, Fisioterapia Desportiva, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva, Fisioterapia Pediátrica e neonatologia, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia em Acupuntura, Fisioterapia do Trabalho, Fisioterapia Oncológica, Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular, Fisioterapia em Saúde da Mulher além da Osteopatia, Pilates, RPG e Quiropraxia.

Atualmente, no cenário que nos encontramos de pandemia, a fisioterapia tem se destacado no auxilio e enfrentamento do Covid-19, se colocando na linha de frente em Unidades de Terapia Intensiva, criando estratégias que visam uma melhor ventilação/perfusão de oxigênio, através dos aparelhos de ventilação mecânica e principalmente, permitindo que esses pacientes tenham o menor desconforto respiratório possível, menor tempo de intubação e consequentemente menor tempo na UTI. Além disso, a fisioterapia age com técnicas e manobras especificas no sistema neuromuscular, prevenindo os riscos do paciente desenvolver fraqueza muscular adquirida na UTI, aumentando assim as sequelas.

Na alta hospitalar esses pacientes muitas vezes se encontram com sequelas que afetam a sua funcionalidade, como dificuldade de marcha, fraqueza muscular, dificuldades respiratórias, dentre outras em que a fisioterapia será inserida mais uma vez no processo de reabilitação.
No dia 08 de setembro é comemorado o dia mundial da fisioterapia, instituído pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) em 1996.

Nesse dia mundial da Fisioterapia, parabenizo a todos os colegas FISIOTERAPEUTAS, que dedicam suas vidas para transformar tantas outras vidas, contribuindo para o bem-estar, mobilidade, funcionalidade, independência e qualidade de vida dos seus pacientes/clientes.
Feliz dia mundial da Fisioterapia!

*Dr. Vinicius F. Gusmão
Fisioterapeuta
Crefito-7: 276756-F
CTD Qualivida – Centro de Tratamento da Dor
(77) 3421-8353 | 9 8836-3958
JC Physio Saúde
(77) 3422-7063 | 9 9194-1716



Artigos, Conquista, Destaques, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)