Conquista: Estudante precisou entrar na justiça para garantir vaga de medicina na UFBA; entenda a história

Uma estudante baiana precisou entrar na justiça para garantir a vaga no curso de medicina da Universidade Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista. Isso porque ela tinha direito a uma das duas vagas de cotas para pessoas negras e que estudaram em escola pública.

De acordo com a classificação Lindinês de Jesus Souza seria a primeira classificada para a vaga que cumpriria todos os requisitos exigidos. No entanto ela não foi chamada e resolveu investigar quem teriam sido as outras duas pessoas que estariam ocupando as vagas que por direito era, pelo menos uma, dela. A UFBA informou que a avaliação do fenótipo, para avaliar a cor da pele, não ocorreu de forma presencial neste caso.

Foi então que percebeu que as pessoas chamadas não preenchiam os pré-requisitos para conquistarem as vagas. A jovem entrou com um recurso administrativo, denunciou na ouvidoria e precisou do apoio da Defensoria Pública para recorrer à justiça. E depois de meses conseguiu então a sua vaga de medicina da UFBA, que estava ocupada injustamente por outra pessoa.



Conquista, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)