WEBINAR EDUCAÇÃO URGENTE: NOVOS DESAFIOS PARA PAIS, PROFESSORES, ESTUDANTES E GESTORES PÚBLICOS


Acontece nesta terça-feira, 25, às 19 horas, o seminário on-line Educação Urgente, que tem como objetivo ampliar as discussões sobre as tendências da educação pública diante dos novos desafios impostos pela pandemia aos municípios brasileiros.

Segundo Professor Abel Rebouças, responsável pela organização do evento, a proposta surgiu da necessidade de respostas em um ambiente com informações desencontradas. “Tenho encontrado muitos pais e ex-alunos que inevitavelmente me fazem uma pergunta que não é simples de ser respondida: o que vai acontecer com a educação? Foi por este motivo que decidi convidar duas colegas, com reconhecida experiência em educação, para conversarmos sobre o tema e analisarmos algumas tendências da educação neste novo contexto que podem afetar a vida de pais, professores, estudantes e requerem uma atenção adequada dos gestores públicos”, destaca.

Será um momento oportuno para colocar mais luz nas discussões sobre o futuro da educação nos municípios a partir de uma abordagem mais realista e técnica. “Estarão conosco duas professoras reconhecidas nacionalmente por suas atuações tanto em sala de aula quanto no desenvolvimento da educação brasileira. A primeira convidada é a professora Doutora e Pós-Doutora em Educação, Nádia Fialho, com experiência em gestão acadêmica, universitária, de redes e sistemas educacionais, que também atua como pesquisadora em Memória da Educação na Bahia. A segunda, professora Doutora Iara de Xavier, diretora Executiva da EDUX Consultoria com significativa experiência em desenvolvimento de projetos educacionais.

“É importante reconhecermos o esforço dos gestores municipais em todo o Brasil, pois sabemos do quão complexo é a temática, mas não podemos deixar de analisar suas ações com críticas construtivas. Em várias cidades vivemos uma contradição. Por um lado muitos prefeitos e secretários de educação indicam que a educação está sendo tratada como essencial, mas, por outro, na prática, percebemos que não, pois se assim o fosse teriam o mesmo nível de atenção que outras questões essenciais deste momento. Resumem-se a cumprir protocolos sem atender adequadamente a necessidade real dos pais, professores e estudantes. Ampliou-se o desamparo aos professores, praticamente deixados de lado neste debate e sem voz. Impôs-se um sistema não adequado para uso de plataforma digital por professores sem treinamento, que não dispõem de tecnologia e estrutura adequada em suas residências. Desconsiderou-se ainda que centenas de pais e alunos têm acesso escasso a internet, computadores e celulares. Tudo isto criou um ambiente totalmente improvisado que desmotiva alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. Como agravante, a pandemia aconteceu justamente em ano de eleição e muitos gestores têm direcionado as suas preocupações para velhas práticas políticas como obras de visibilidade para garantir seus votos, deixando de lado a educação”, reitera.

Portanto, é preciso romper o silêncio imposto e ampliar a discussão em relação às tendências e ao futuro da educação que queremos para as nossas crianças. Não podemos esquecer que um bom gestor municipal é aquele que tem a educação como imprescindível para a transformação social e sabe, com conhecimento de causa, que a função de uma escola é muito mais do que o simples ensino e ou transmissão de informação, conclui Professor Abel Rebouças.

O Webinar Educação Urgente: Novos Desafios Para Pais, Professores, Estudantes e Gestores Públicos, acontece nesta terça-feira, 25, às 19 horas, e pode ser acompanhado através deste link: https://youtu.be/0ZfFxc6vgzY



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