Projeto motivacional realizado no Hospital Manoel Victorino acolhe profissionais e tem excelente avaliação

Uma das práticas rotineiras desenvolvidas no Hospital Manoel Victorino, unidade 100% SUS do Governo da Bahia – gestão IBDAH – está relacionada ao acolhimento aos profissionais. E entre essas práticas, destaque para o Projeto Despertar: ‘Qualidade de Vida no Trabalho e Promoção à Saúde’.
Desde a sua implantação o Despertar tem tido uma excelente avaliação por parte dos colaboradores.
A funcionária Camila Ramos, por exemplo, afirma que o projeto é renovador. “O projeto é excelente. Tento participar toda semana porque é muito bom e renova minhas energias. Cada encontro é uma reflexão e nos dá uma motivação para continuarmos fazendo o nosso melhor para os pacientes“, disse.
Daniel Dias Ramos também participa dos encontros e concorda com a opinião da colega de trabalho e acrescenta: “O projeto é incrível, tem nos ajudado muito a relaxar e a refletir sobre o momento atual. Nesses encontros conversamos, meditamos e saímos confiantes que precisamos manter a fé, que tudo isso vai vai passar“.

O projeto idealizado pela médica Nara Lima (Medicina do Trabalho), enfermeira da SCIH Maíra Andrade e psicóloga Ana Paula Tavares, foi iniciado em agosto de 2019, com o objetivo de implementar estratégias para melhorar o clima organizacional e humanizar o ambiente de trabalho, entendendo que a humanização na dinâmica institucional possibilita como consequência a diminuição do estresse e ansiedade, mais eficiência e produtividade nas atividades laborativas promovendo assim, relações interpessoais menos conflituosas e mais harmoniosas e desta forma um maior bem estar para todos.
Inicialmente acontecia mensalmente no auditório do hospital para colaboradores e acompanhantes dos pacientes internados, mas diante do cenário vivenciado de pandemia ao COVID 19, no qual muitas vezes tem desencadeado sentimentos de medo, incertezas, ansiedade e tensão emocional aos profissionais de saúde, percebeu-se a necessidade de realizar os encontros semanalmente, às segundas-feiras, com os colaboradores da instituição adotando todas as medidas de prevenção instituídas pela unidade.
O propósito do Despertar é compartilhar com a equipe multiprofissional a importância do autocuidado e do autoconhecimento para uma tomada de consciência do indivíduo a respeito de si e assim, oportunizar de forma mais harmoniosa consigo e a relação com o outro.
Durante a realização do projeto, desenvolvido pela médica Nara Lima e pela psicóloga Ana Paula Tavares, é apresentado aos participantes como funciona o Despertar com uma abordagem sobre a importância do relaxamento e da respiração na vida cotidiana, do auto cuidado, enfatizando sempre que esses recursos terapêuticos podem ser utilizados tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Em seguida, é proposto um relaxamento corporal para uma maior conexão com o corpo físico e logo após inicia-se o momento da meditação guiada.


Saúde, Sudoeste

Comentário(s)