Luto: Morre o médico Francisco Honorato, vítima de covid-19

Vítima da Covid-19, um médico foi homenageado pelos colegas do Samu com um cortejo de ambulâncias nesta sexta-feira (14). Os veículos carregavam uma fita preta, em sinal de luto, e seguiram pelas ruas da cidade até o cemitério.

Francisco Honorato tinha 43 anos e era carinhosamente chamado de “Chicão”. Já no Samu, foi um dos primeiros médicos a chegar na tragédia da creche Gente Inocente de Janaúba (MG), que terminou com a morte de 10 crianças e três professoras.

O médico deu entrada na Santa Casa em 3 de agosto. Ele foi levado ao CTI no dia 6 e passou por entubação. Francisco tinha diabetes e faleceu nesta quinta-feira (13).

A coordenadora de enfermagem do Samu, Geane Cristie, diz que o médico “dava tudo para salvar o paciente”. Ele trabalhou no serviço por seis anos.

“Fica uma sensação de muita tristeza, mas eu tenho certeza que ele gostaria que a gente continuasse esse trabalho”, fala.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Norte de MG, Francisco foi o primeiro profissional da categoria a morrer por coronavírus na região.

Antônio Cedrin também é médico e trabalhou com Chicão no Samu e na Santa Casa. Para ele, o colega e amigo será lembrado como profissional que exercia a medicina com comprometimento e muito amor.

“Acompanhar um colega, que labuta no dia-a-dia e que ombreia com você determinada missão, e o seu estado deteriorar apesar de todo esforço e de todo recurso utilizado é doloroso. Fica para a gente aquela pessoa com a cara de durão, que era grande porque tinha que caber naquele corpo enorme um coração gigante”

Por várias vezes, o condutor socorrista Farley Bavoza dirigiu a ambulância que levou o médico Francisco para realizar os atendimentos.

“Nessa guerra contra a Covid-19, perdemos um homem para a guerra. Mas como ele sempre dizia, é sempre em frente, sempre lutando e buscando o melhor para a população.”



Brasil, Destaques, Saúde

Comentário(s)