Vereador Professor Cori destaca importância dos Profissionais de Educação

Na sessão desta Quarta-Feira (12), o Professor Cori falou sobre a criação do Dia Nacional dos Profissionais de Educação.

Com a criação e a aprovação da Lei nº 13.054, sancionada pela Presidente da República, no dia 22 de dezembro de 2014, foi criado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, comemorado anualmente no dia 6 de agosto.

Os profissionais da educação são todos os que ministram aulas na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação superior, como também os que atuam na gestão escolar e orientação pedagógica. Importante observar que a realidade desses profissionais é muito diferente de algumas décadas atrás. Atualmente, os profissionais devem estar se atualizando, constantemente, para acompanhar os avanços educacionais e tecnológicos, e isso implica diretamente em muitos estudos, em conhecer seus alunos e refletir sobre o seu papel na sociedade.

Vivemos na “sociedade do conhecimento”, onde se vivencia um estado de muita tensão por conta dos desafios que são impostos no dia-a-dia. Dessa forma, deve-se preparar os alunos para viverem numa sociedade que passa por inúmeras mudanças, e para serem capazes de enfrentar os desafios que se apresentam em suas vidas.

Observa-se que os profissionais da educação são provocados a contribuir para ajudar a melhorar a sociedade, mas isso só é possível quando há o compromisso político-social na atividade educacional, com o objetivo de formar cidadãos conscientes e comprometidos com uma sociedade justa, humana e igualitária.Para ensinar é necessário que se tenha formação específica, que considere o processo de ensino e aprendizagem um processo de formação humana.

O educador ou professor é considerado como um mediador do conhecimento, porém, para se praticar uma pedagogia de qualidade é necessário priorizar o desenvolvimento humano, o respeito às diferenças, às pessoas e à vida.

O educador, além de desempenhar sua profissão com habilidades interpessoais, competências e controle emocional, deve proporcionar ao seu alunado não só o aprendizado, mas também o “gosto” em adquirir o conhecimento e respeitar o próximo, respeitar a vida. O educador deve considerar a questão emocional do seu alunado, visto que de nada adianta adquirir conhecimento e quando se deparar com o mundo lá fora ser um indivíduo agressivo e desumano. A formação de valores, juntamente com a cidadania, são as principais metas de uma escola realmente democrática, popular, e que prepara o aluno para a vida, desde a infância até a fase adulta.

Valorize, respeite e reconheça o trabalho de todos os profissionais da educação, que são essenciais para a formação do ser humano e para a vida em sociedade. São eles: professores, diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, monitores, supervisores de ensino, dentre outros. Lembre-se: educação é conhecimento e, por isso, é o principal meio para a resolução de diversos problemas que afligem um país, além de ser a “chave” para a vida em sociedade.

Disse o mestre Anísio Teixeira: “Educar é crescer, e crescer é viver. Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”. | Imagem: arquivo.



Conquista, Destaques, Educação, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)