LIDERANÇAS NACIONAIS DEBATEM POLÍTICAS DE JUVENTUDE EM SEMINÁRIO VIRTUAL

As vozes questionadoras e desafiantes de jovens lideranças ressoaram nesta noite de quinta (23), no debate sobre Políticas Públicas Para a Juventude em Tempos de Pandemia. Este foi o tema do 18º seminário Virtual dos mandatos dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, que teve como convidados: Iago Montalvão, presidente da UNE; Marina Gissi, secretária de Organização da Juventude do PT-Nacional, e Camila Moreno, representante do Movimento Enfrente e membro da Executiva Nacional do PT.

O presidente da UNE falou da importância da juventude no enfrentamento à política de desmonte da educação proposta pelo Governo Federal, destacando a vitória recente com a aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC 15/15 que torna permanente o Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.  “Foi uma das mais importantes vitórias que tivemos. Mais que isso, impôs grande derrota ao Governo Bolsonaro”, disse.

 Camila Moreno também criticou duramente o descaso do governo com a educação pública, assim como Marina Gissi, que defendeu a maior participação da juventude nas lutas em defesa da resistência democrática. Os três convidados também foram abordados sobre questões de gênero, raça e classe, a política de cotas, sexualidade, mercado de trabalho e desemprego e a falta de políticas públicas de saúde capazes de assistir as pessoas que na pandemia são afetadas de sanidade mental.

Em meio aos questionamentos e críticas dos participantes, não faltou um clima também bastante jovial, embalado no som da “Alta frequência Rap”, grupo musical do município de Cordeiros. A formal saudação com o boa noite foi substituída pelo “salve” da galera. “ É preciso desconstruir o que está cristalizado para avançar”, defendeu o conquistense Alexandre Araújo (Xandó), um dos seis pré-candidatos a vereador convidados para participar como debatedores no seminário, que foi coordenado pelo presidente do PT de Vitória da Conquista, Isaac Bonfim.

Os outros debatedores postulantes à cadeiras nas câmaras de vereadores foram: Rodrigo Ribeiro (Vitória da Conquista), Jackson (Brumado), Juarez (Poções), Monica( Urandi) e Kate (Guajeru). Como nas edições anteriores, Waldenor Pereira e Zé Raimundo se manifestaram satisfeitos com a repercussão do seminário que começaram a promover desde o início da pandemia para enfrentar os obstáculos do isolamento social usando as ferramentas da internet. Eles contabilizaram novamente uma participação de mais de 140 convidados na sala virtual, entre os quais lideranças políticas de 40 municípios das regiões Sudoeste, Serra Geral, Chapada Diamantinas e Vales dos Paramirim e do Gavião. O seminário também é acompanhado pelos seguidores dos dois deputados em suas redes sociais.



Bahia, Brasil, Destaques, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)