Dia Mundial do Cérebro: segredos de uma mente saudável

Você sabia que dia 22 de julho é o Dia Mundial do Cérebro? Este importante órgão – assim como nosso corpo – pode e deve ser exercitado para funcionar em seu máximo desempenho e assim, postergarmos o aparecimento de doenças neurodegenerativas.

Isso é possível com a prática da ginástica para o cérebro, que consiste em atividades realizadas sistematicamente que têm como pilar a novidade, variedade e desafio crescente, com o objetivo de promover o fortalecimento das conexões entre os neurônios.

“Quanto mais robusta esta circuitaria está, mais protegido e resistente é o nosso cérebro”, comenta Solange Jacob, Diretora Acadêmica Nacional do Método SUPERA, rede de escolas de ginástica para o cérebro com mais de 400 unidades em todo o Brasil.

Ela complementa dizendo que essa ideia se baseia no conceito de neuroplasticidade, já comprovado pela neurociência, que consiste na ideia de que é possível modificar o cérebro de acordo com estímulos externos.

Assim, a prática da ginástica cerebral mantém o cérebro ativo em todas as faixas etárias e aprimora as funções cognitivas, como memória, atenção, velocidade de processamento de informações, funções executivas; as habilidades emocionais como lidar com as emoções, com o ganhar e o perder, aprender com o erro, desenvolver autoconfiança, autoavaliação e outras.

Dessa forma, a prática da ginástica cerebral por toda a vida pode funcionar como uma proteção para o cérebro, criando o que os neurocientistas chamam de reserva cognitiva, ou seja, a resiliência do cérebro em apresentar melhores condições de se proteger, de tolerar ou lidar melhor com as alterações cerebrais.

“Ao viver mais, nos deparamos com a necessidade de prevenir o declínio cognitivo tanto quanto possível. E, de fato, do ponto de vista da saúde, a melhor maneira de prevenir os sintomas do envelhecimento, do declínio cognitivo e da neurodegeneração é melhorar o desempenho de forma sustentada. Melhor
desempenho atrasará o declínio e, consequentemente, atrasará o início dos sintomas. Então, podemos dizer que uma a ginástica cerebral funciona quando
melhora o desempenho cognitivo de forma sustentada e pode funcionar como uma ‘neuroproteção’, contribuindo para a melhora da qualidade de vida”, explica Solange.

Mas como funciona a ginástica para o cérebro?

As aulas do SUPERA acontecem uma vez por semana, durante duas horas e são indicadas para alunos de todas as idades, que fazem aulas em turmas divididas por faixas etárias. Embora seja presencial, devido às medidas de distanciamento social do momento, as escolas da marca estão oferecendo aulas online.

“Nessa fase de pandemia, estando preso em casa, o SUPERA Online me ajudou muito a combater a ansiedade. Me ajudou muito a melhorar meu foco, a empatia, a percepção, a autoestima, o controle da ansiedade, o trabalho com nossa memória e a resistência a frustração”, diz Ivan Tavela, 67 anos, aluno do SUPERA.

Nas aulas, os alunos trabalham com ferramentas como o ábaco (um instrumento milenar oriental para cálculos), jogos de tabuleiro, jogos online, apostilas com exercícios cognitivos, dinâmicas em grupo e neuróbicas, atividades cotidianas realizadas de um jeito diferente, estimulando o cérebro.

Sobre o Método SUPERA

Espalhada em todo o Brasil, a rede de escolas já treinou mais de 170 mil alunos em 14 anos de história e foi criada por um brasileiro, Antônio Carlos Perpétuo, que à www.metodosupera.com.br época, buscava por formas de ajudar seu filho mais novo a se concentrar nos estudos.

Foi quando ele descobriu o ábaco. Aplicou na educação com seu filho e viu excelentes resultados. A partir de então, Antônio Carlos se viu diante da possibilidade de ajudar outras milhares de pessoas.

O ábaco se manteve como uma das ferramentas da metodologia, outras foram incorporadas e o método nasceu com exclusividade em São José dos Campos (SP), interior de São Paulo. Hoje as escolas da marca colecionam depoimentos de histórias transformadoras: crianças melhoraram o desempenho escolar, adolescentes passaram no vestibular, adultos conseguiram uma promoção no trabalho e idosos conquistaram mais qualidade de vida.

SUPERA
Vitória da Conquista
Av. São Geraldo, 810- Centro
Telefones: (77) 3025-7020
WhatsApp: (77) 98126-8676



Conquista, Destaques, Educação, Vitória da Conquista

Comentário(s)