Conquista: Em reunião, Prefeitura ‘tranquiliza’ a população com relação aos números de coronavírus na cidade

O Comitê de Representação Civil e Institucional, formado por representantes de entidades e sociedade civil de Vitória da Conquista, se reuniu no fim desta tarde (20), por videoconferência, para discutir os números atualizados da pandemia da Covid-19 no município.

O secretário municipal de Administração e membro do Comitê de Gestão da Crise, Kairan Rocha, fez a explanação dos dados sobre a pandemia, apresentando as taxas de crescimento de casos, de ocupação de leitos e de letalidade em Conquista. Após a última reunião, realizada na quinta-feira (16), na qual foi debatida a pressão hospitalar provocada pela vinda de pacientes de todas as regiões da Bahia e do norte de Minas Gerais para Vitória da Conquista, houve um aumento no número de leitos. Com isso, a taxa de ocupação diminuiu.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, a partir da próxima semana, mais 20 leitos clínicos contratados pela Prefeitura no Hospital São Vicente estarão disponíveis para atendimento exclusivo a pacientes com suspeita ou confirmação de infecção por Covid-19.

Kairan Rocha ainda explicou que, apesar do número de óbitos do boletim do último domingo (19), a taxa de letalidade está abaixo da previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS): “lamentamos todas as pessoas que perderam suas vidas; não gostaríamos que nenhuma pessoa falecesse por essa doença. Mas ressaltamos que essas pessoas receberam assistência e estamos com a taxa de letalidade abaixo de 3%. Segundo a OMS, a previsão de letalidade da doença é de 3%. Além disso, precisamos levar em conta o número de pessoas com o vírus ativo, que no momento é de 23,27%”.

O Comitê mais uma vez tranquilizou sobre a situação de Vitória da Conquista que é a segunda cidade do Nordeste, acima de 300 mil habitantes, com mais baixos indicadores de prevalência da Covid-19. “As taxas estão controladas, mas precisamos ficar vigilantes para evitar as aglomerações e utilizar obrigatoriamente as máscaras. Fica um pedido aqui de conscientização da população”, indicou o coordenador do Comitê. Além disso, Conquista possui a menor taxa de letalidade do Nordeste.

O termômetro diz respeito à média semanal das taxas diárias

Os representantes das entidades comerciais e das academias ressaltaram a preocupação com a saúde e em cumprir os protocolos estabelecidos pela Prefeitura, demostrando o desejo de colaborar com essa vigilância. “A equipe de Postura tem visitado as academias e temos procurado cumprir o protocolo da Prefeitura e da Associação Brasileira de Academias”, disse a representante do segmento das academias, Ceres Almeida.



Conquista, Destaques, Política, Saúde, Vitória da Conquista

Comentário(s)