SESI oferece soluções na área de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho, ofertas de cursos gratuitos

Serviço é voltado para educação corporativa e capacitação na área de SST, adaptado àsdemandas da indústria

Com a velocidade das transformações no mundo corporativo, as organizações passaram a incluir nos seus planejamentos a capacitação continuada de suas equipes. É essencial mantê- las atualizadas, prontas a acompanharem o surgimento de novas tendências. O desafio é também individual, já que para sobreviver no mercado, é necessário que todo profissional tenha capacidade de se adaptar e adquirir novas habilidades. Ao mesmo tempo, encontrar o programa de capacitação adequado às necessidades da corporação é um outro fator importante a considerar.

Foi pensando neste desafio que o Serviço Social da Indústria da Bahia (SESI Bahia) desenvolveu uma solução que vem encurtando caminho para as empresas. Estamos falando da Escola SESI de Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), que oferece cursos e soluções on line e presenciais com base nas demandas formuladas pela indústria. As iniciativas são voltadas para a capacitação e desenvolvimento de uma cultura preventiva em saúde e segurança no trabalho, com conteúdos e métodos de diferentes formatos.

“A Escola SESI de Gestão em SST é uma escola conceito que tem uma configuração ampla. Futuramente, terá uma unidade fixa, com vários serviços. Atualmente, oferece os serviços de educação continuada em Saúde e Segurança na Indústria (SSI) do SESI Bahia”, explica Elisabete Mercadante, gerente da Escola de SST.

A escola atua com cursos gratuitos e pagos, oferecidos de forma presencial ou a distância, e  destaca-se por oferecer projetos de educação in company (realizadas no ambiente da empresa). São três vertentes de atuação: Núcleo de Capacitação em NRs, Gestão em SST e Programas Educacionais. Em todas estas linhas de atuação, o SESI adota novas metodologias, a exemplo das trilhas de conhecimento e da gamificação, além de oferecer conteúdos
contextualizados, de forma a atender mais de perto à demanda das empresas. Os cursos são oferecidos nas modalidades presenciais, semipresenciais e a distância.

O curso básico de certificação em Higiene Ocupacional é um dos mais procurados pelas empresas e prepara técnicos de segurança para realizar avaliações. Ele é oferecido em todos os polos do SESI na capital e interior, bem como os de certificação nas diferentes Normas Regulamentadoras.

No formato in company, além da possibilidade de montar cursos específicos para atender às demandas das empresas por qualificação, o SESI também oferece soluções, como a promoção da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) em ambiente digital ou na forma tradicional.

Há várias opções de cursos que vão desde aqueles voltados para a promoção da saúde e qualidade de vida, como os de Gestão dos Afastamentos e a prevenção da incapacidade para o trabalho.

Dentre os cursos gratuitos, o de NR1 é oferecido mensalmente, com vagas limitadas a 200 participantes. Fora da grade de oferta gratuita, atualmente, há dois cursos sobre Normas Regulamentadoras com turmas abertas. São os de NR05-CIPA e NR-35 – Trabalho em Altura. Para conhecer a grade de cursos ofertados e fazer a inscrição, basta conferir no site http://www.escolasesisst.com.br/.



Conquista, Destaques, Vitória da Conquista

Comentário(s)