Eleições 2020 em Conquista: Mozart e PSB articulam apoios em torno da sua pré-candidatura a Prefeito

Leia a entrevista na íntegra com o pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista pelo PSB, Mozart Tanajura:

Como foi a articulação em torno dessa pré-candidatura?

Há algum tempo, desde meados de dezembro de 2019, o PSB vem se reunindo na perspectiva de uma reflexão em lançar uma chapa ao executivo e ao legislativo. Assim, após sucessivas reuniões da direção com os filiados do partido, foi notório o desejo dos militantes em apresentar para a cidade um projeto próprio em sintonia com os anseios de nosso povo. Desse modo, no dia 28 de junho, o PSB de Conquista realizou uma reunião por teleconferência com os seus filiados, pré-candidatos e direção executiva do partido, para tratar do tema relacionado à formação da chapa majoritária e da construção inicial do plano de governo. Na oportunidade, os participantes confirmaram o desejo de o PSB lançar uma candidatura própria ao executivo municipal, pois o partido possui muitos filiados qualificados para elaborar uma proposta viável e exequível para administrar nossa cidade. Depois de se colocar alguns nomes e discutir internamente o perfil de candidatura para a chapa majoritária, os membros do PSB confirmaram meu nome para a pré-candidatura a prefeito e do Prof. Gildelson Felício para a pré-candidatura a vice-prefeito.

O que o PSB tem pensado por Conquista? quais os pontos que a cidade precisa evoluir

A cidade necessita de uma gestão inovadora e moderna que chegue também aos bairros mais pobres e esquecidos pela administração atual. É preciso superar a noção de gestão pública centralizada e sem diálogo com os servidores, os quais são os agentes responsáveis pelo bom andamento dos serviços públicos de nossa cidade. Há uma necessidade atual de se fazer uma gestão comprometida com as políticas públicas sociais, a fim de, pelo menos, amenizar as desigualdades socioeconômicas que afetam o dia a dia de nossa população mais carente. O PSB tem um projeto próprio de governo alicerçado na construção coletiva e na participação popular, sem a necessidade inclusive de se contratar assessorias provenientes de outros lugares, onerando ainda mais as finanças públicas, pois, em nossa cidade, temos grandes profissionais, competentes e eficientes em várias áreas da administração pública que podem contribuir na construção de uma cidade para todos, sem privilégios e preferências de classes sociais. Temos escutado várias lideranças de diversos segmentos da nossa cidade e a partir do diálogo propomos dentre outros pontos, os seguintes:

1. Um projeto de políticas públicas sociais amplamente discutido com a sociedade civil, envolvendo a participação dos movimentos sociais, das pessoas representantes de bairros e entidades diversas com o firme propósito de criar condições para diminuir as desigualdades sociais existentes em nosso município.

2. Valorizar a agricultura familiar e ampliar as políticas públicas para os trabalhadores e trabalhadoras do campo, fomentando projetos que visem a dar condições para a produção agrícola.

3. Dar condições dignas de trabalho aos profissionais da educação, inclusive com a valorização dos professores e demais servidores envolvidos na área educativa. Nesta perspectiva, elaborar um plano educacional que priorize a escola como lugar do aprendizado e de conexão com a comunidade local. Investir na estrutura das escolas a fim de que possam se adequar às novas propostas educacionais em tempo integral. Apoiar os projetos escolares que evidenciem a prática da arte, da cultura, do esporte e lazer.

4. Estabelecer um diálogo constante com os servidores públicos municipais, estando atentos às suas reinvindicações e sugestões para a melhoria de nossos serviços oferecidos à comunidade conquistense.

5. Implementar propostas para a construção de um projeto que ofereça condições a Vitória da Conquista no âmbito do desenvolvimento e utilização dos recursos tecnológicos, com a elaboração do Plano Cidade Inteligente, uma Conquista forte para vencer os desafios e trilhar novos caminhos no Pós-Pandemia Covid 19.

6. Além de ter um cuidado com os desafios próprios do nosso século: políticas ambientais por uma cidade sustentável; ratificar Conquista como referência para toda a nossa região nas várias áreas de influência e atuação de nossa cidade; recuperar e ampliar o sistema de transporte coletivo e melhorar a mobilidade urbana atendendo aos anseios de nossa população; investimento prioritário na cultura e no esporte para a juventude; criação de programas que visem a ampliar oportunidades de emprego sobretudo para os jovens.
Enfim, temos muito o que construir e projetar para mudar os rumos de nossa cidade e melhorar a vida das pessoas que amam Vitória da Conquista.

Como está sendo formada a chapa de vereadores?

O PSB tem consciência de que é desejo do povo conquistense ter uma Câmara de Vereadores renovada, autônoma e livre, que exerça o seu papel essencial de legislar em favor do povo, fiscalizando inclusive como tarefa primordial as ações do executivo municipal, com ética e transparência. Estando atento a isso, o PSB pretende confirmar as 32 pré-candidaturas ao legislativo conquistense, com uma participação significativa de mulheres e jovens na chapa, com nomes qualificados e competentes para se comprometer com a nossa população, assumindo a causa da boa política voltada para a coletividade.

Existe alguma possibilidade do PSB recuar e marchar com o PT já no primeiro turno?

É muito natural que, no período das pré-candidaturas, apareçam as especulações e as possíveis articulações entre os partidos. Coloquei meu nome à disposição do PSB, pois temos um projeto próprio construído coletivamente para a nossa cidade. Esperamos que, no dia da convenção partidária, nosso nome seja confirmado pelos filiados convencionais e possamos homologar nossa pré-candidatura a prefeito de Vitória da Conquista.
É bom lembrar que, em 2016, por decisão dos próprios filiados convencionais, o PSB lançou candidatura própria ao executivo, com os nomes de Dr. Joás e Prof. Gildelson, ambos filiados ao PSB. É claro que queremos ampliar os apoios em torno de nossa pré-candidatura a prefeito e por isso nos colocamos abertos ao diálogo com outros partidos do campo progressista que ratifiquem o nosso projeto de ajudar a construir uma cidade preparada para os desafios do período pós-pandemia.



Conquista, Destaques, Entrevistas, Política, Vitória da Conquista

Comentário(s)